ESCOLA PROFISSIONAL DE AVEIRO TESTA EM SEVER DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS.

A Escola Profissional de Aveiro coordena um projeto de desenvolvimento do currículo por competências, apoiado em resultados de aprendizagens realizados em empresas, nas áreas da metalurgia, mecânica, mecatrónica e manutenção industrial.

Trata-se de uma ação no âmbito do programa Erasmus +, Parcerias Estratégicas para o Ensino e Formação Profissional, a desenvolver em parceria com a Câmara Municipal de Sever de Vouga, a empresa A. Silva Matos Metalomecânica SA, o Instituto Politécnico de Porto, e duas outras escolas profissionais, duas autoridades locais e duas empresas de Espanha e Itália.

A ideia é colmatar a distância entre a formação profissional e as necessidades reais das empresas e, simultaneamente, validar os resultados de aprendizagem e os currículos desenvolvidos numa plataforma digital de forma a facilitar a transparência e a certificação da formação realizada.

Será utilizada a metodologia de gestão de projetos, tendo por base a solução de problemas, “promovendo um modelo de ensino-aprendizagem estimulante, inovador e eficaz”.

Ambiciona-se, também, o envolvimento de várias empresas das 3 regiões, em Portugal, Espanha e Itália, das áreas identificadas, neste processo de formação, promovendo a capacitação de todos os atores (alunos, professores, formadores e tutores profissionais).

Os alunos, grupo alvo deste projeto, terão a oportunidade de realizar estágios a nível nacional e internacional, nas várias empresas selecionadas, testando os novos currículos e, simultaneamente, pondo em prática outras competências transversais, como a comunicação em língua estrangeira, o trabalho em equipa, a iniciativa, a solução de problemas, o cumprimento de prazos, entre outras.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt