O Orçamento Participativo já permitiu a inauguração da Requalificação da Zona Nascente do Parque do Emigrante em Fermentelos. 
Este projeto resultado da primeira edição do Orçamento Participativo de Águeda é o 15º projeto a ser entregue à comunidade. 
Compreendeu um estudo paisagístico para uma requalificação integral do Parque, e foi dada prioridade à recuperação de áreas degradadas do Monumento e à colocação de pequenas estruturas de apoio à fruição do Parque e da Pateira, nomeadamente mesas, bancos, papeleiras e um bebedouro, bem como um pequeno arranjo urbanístico e limpeza do monumento. 
O projeto contou com a colaboração da Junta de Freguesia de Fermentelos, que efetuou a ligação da água e instalou a Esfera Armilar no Monumento do Emigrante, e irá suportar os custos de manutenção do Parque. 
Para Gil Nadais, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, “ o Orçamento Participativo é um processo de afirmação e de maior proximidade dos cidadãos com o seu poder local, “pois permite que atuem de forma direta na mudança da sua rua e da sua comunidade, levando à concretização de projetos que não se encontravam em Plano de Atividades”. 
Trata-se de um investimento de 27 mil euros que recebeu 298 votos. 
  
Diário de Aveiro |