A Fábrica da Ciência acolhe, este sábado, eliminatória regional do FameLab, o mais popular concurso internacional de comunicação de ciência. Perante o júri, cada concorrente terá três minutos para mostrar os seus dotes de comunicador de ciência, recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de audiovisuais. 
O evento tem início às 15h30, tem lugar no auditório de Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e está aberto ao público em geral. 
É um concurso aberto a estudantes ou trabalhadores em ciência ou tecnologia, com mais de 18 anos, que falem fluentemente português e inglês. 
A Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro integram, este ano, a equipa promotora do FameLab em Portugal, assegurando a organização da eliminatória regional em Aveiro. 
O júri desta eliminatória é constituído por Ivonne Delgadillo da Universidade de Aveiro e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro; Pedro Pombo da Universidade de Aveiro e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro; Diogo Gomes da Universidade de Aveiro e Ana Valente Rodrigues da UA e Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. 
Desta primeira apresentação ao vivo serão selecionados até 4 semifinalistas que vão lutar por um lugar na final nacional, a acontecer a 12 de abril, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. 
O vencedor nacional representará Portugal na final internacional, a decorrer no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido, entre 5 e 10 de junho de 2018. 
Diário de Aveiro |