REABILITAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ANTIGA CERÂMICA ROCHA ARRANCA NA PRÓXIMA SEGUNDA.

Os trabalhos da obra de reabilitação da antiga Cerâmica Rocha, em Oliveira do Bairro, vão iniciar-se no dia 23 de abril, o que implicará a supressão de uma faixa de rodagem na Rua António Oliveira e Rocha, na área de influência do edifício.

A alteração do sentido de trânsito na Rua António Oliveira e Rocha, aprovada em Reunião de Câmara realizada no dia 29 de março, tem como objetivo garantir a segurança pública na circulação pedonal e rodoviária, durante a execução da obra.

Esta alteração vai limitar a circulação entre a Estação e o centro da cidade de Oliveira do Bairro, com a supressão de uma faixa de rodagem, passando a “sentido único”, no troço Estação - Rua Porto da Moita (cortada para a Lavandeira).

A circulação só será permitida no sentido ascendente. Esta alteração e a alternativa de percurso mais rápida serão devidamente sinalizadas no local e na área envolvente.

Recorde-se que a empreitada de Reabilitação do edifício da antiga Cerâmica Rocha foi adjudicada pelo Município de Oliveira do Bairro pelo valor de 678 mil euros (+ IVA) contando com uma comparticipação de 85% de fundos comunitários, no âmbito do quadro comunitário Portugal 2020, e um prazo de execução de 270 dias (9 meses).

Apesar de estar prevista para os primeiros dias de abril, a consignação e início dos trabalhos foi adiada para 23 de abril, devido às condições meteorológicas registadas nas últimas semanas.

Dado o seu avançado estado de deterioração, com a ameaça de iminente colapso da estrutura de apoio da cobertura e da fachada principal, colocando em perigo os transeuntes e a circulação automóvel e o acesso à Estação Ferroviária, o Município de Oliveira do Bairro considerou prioritária a requalificação de toda a área em ruínas.

Esta empreitada tem também como objetivo preservar o que ainda resta da fábrica, principalmente os seus fornos e chaminés centenárias, para serem admirados pelo público em geral, permitindo a sua valorização futura.

A intervenção em causa localiza-se no Edifício da antiga fábrica Cerâmica Rocha, junto à Estação de Caminhos de Ferro de Oliveira do Bairro, interface ferroviária da Linha do Norte, numa zona mais elevada do arruamento que, também por essa razão, assume enorme protagonismo sobre a via, por onde passam, diariamente, centenas de pessoas dos mais diversos pontos do país.

O edifício da antiga Cerâmica Rocha, totalmente construído em tijolo maciço de barro vermelho, terá sido construído em 1902, funcionando até ao início da década de 90, do século passado, como fábrica de cerâmica e grés.

 

 

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt