Cerca de 40 associações de Aveiro juntam-se para celebrar o aniversário do 25 de Abril. 
A programação já começou no dia 13 de Abril e vai viver esta quinta os momentos altos com a inclusão das diferentes ações num programa único. 
Em particular o dia 25 de Abril será animado na Praça Melo Freitas, no centro da cidade, em área dedicada aos mártires da liberdade. 
Artesãos vão expor trabalhos, o grupo Cénico das Barrocas anima a praça e artistas do Aveiro Arte constroem um mural. 
Alunos de escolas de Aveiro mostram trabalhos alusivos à data, a poesia e a dança saem à rua e a música ocupa lugar de destaque com Rui Oliveira, o grupo Cantares da Ria, o coral Polifónico e a tuna universitária. 
No Teatro Aveirense há concerto com Francisco Fanhais e Manuel Freire acompanhados pela Banda Amizade. No Ceta há teatro com a presença em palco de António Morais. 
A programação passa pelas escolas e vai ao encontro dos alunos, com a exibição do filme “A Raiva”, de Sérgio Trefaut, no dia 30, às 21h, na Escola José Estêvão. 
Destaque ainda no dia 4 de Maio para a iniciativa do Movimento Democrático de Mulheres que leva ao Museu de Aveiro um concerto de cante alentejano. 
António Duarte defende que os mais jovens devem ser conhecedores da realidade e defender os valores de Abril. 
Diz que a programação tem essa vertente educativa de fazer perceber aos mais novos que há valores a defender permanentemente porque não são garantidos (com áudio) 
  
Diário de Aveiro |