Na Semana das Europeias a Comissão de Coordenação Regional do Centro faz contas à execução de fundos europeus.
O Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) aprovou 27 novos projetos empresariais, que envolvem um investimento de 45 milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 14 milhões de euros.
Trata-se do primeiro pacote de aprovações no âmbito do novo sistema híbrido de apoio à Inovação produtiva, onde se apoia à cabeça com fundos europeus o incentivo não reembolsável e em complemento um apoio reembolsável (empréstimo sem juros) pela banca.
No final de abril, o Centro 2020 tinha aprovado 3.102 projetos empresariais, que envolviam um investimento de mil milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 600 milhões de euros.
Destes projetos aprovados, 2.510 já têm execução demonstrada com pagamentos no montante de 300 milhões de euros, o que significa que a taxa de execução das empresas é, neste momento, de 50%.
De acordo com Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, “estes valores demonstram a elevada dinâmica empresarial da região Centro, que é transversal a todos os setores de atividade, desde os mais tradicionais, que continuando a ser intensivos em trabalho, utilizam cada vez mais alta tecnologia, aos setores mais recentes, mais intensivos em tecnologia”.
“Os dados revelam também, que a meio do Portugal 2020, as empresas do Centro já executaram mais do que durante todo o período do QREN, onde a execução global foi de 290 milhões de euros”.
Diário de Aveiro |