CRIAR COMUNIDADES À VOLTA DO PATRIMÓNIO

Os locais de interesse cultural de Aveiro vão ser ligados por rotas e visitas guiadas, no âmbito do projecto "Criar Comunidades à volta do Património - Viagem no Tempo", cujo acordo de criação foi ontem assinado.

O projecto, promovido pela Câmara de Aveiro, visa a articulação entre o Instituto Português do Património Arquitectónico, a Universidade de Aveiro, a Fundação Jacinto de Magalhães e o Teatro Aveirense, estando ainda ele associados o Museu de Aveiro e a região de turismo Rota da Luz.

O investimento, superior a 860 mil euros, será comparticipado em 75 por cento pelo Programa Operacional da Cultura, sendo ainda financiado por algumas das entidades participantes.

O vereador da Cultura da Câmara de Aveiro, Capão Filipe, defende que este projecto "representa um verdadeiro trabalho de equipa" e tem como principais eixos de actuação a vertente pedagógica, a animação dos espaços e a promoção de monumentos e imóveis que são "contadores de histórias e abrigos de memórias".

O percurso do Barroco, centrado no Museu de Aveiro e na Igreja das Carmelitas, o percurso do salgado aveirense em que o eco-museu da marinha da Troncalhada será pólo dinamizador e um percurso da arquitectura contemporânea, este último centrado nos 40 edifícios de referência do "campus" universitário, são as principais propostas para a criação de rotas e visitas guiadas como forma de "viagens de conhecimento pelo património".
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt