PINTOR VAI OFERECER TELA GIGANTE AO MUSEU

O pintor Mário Silva celebra sábado, em Anadia, 50 anos de actividade artística e 77 de vida, com um programa cultural e gastronómico em que participam 300 pessoas, entre as quais os cantores Paco Bandeira e Pedro Barroso.

Mário Silva disse hoje à agência Lusa que pintou para a festa "a maior tela de sempre" da sua carreira, uma pintura em honra do deus Baco, intitulada " O Espírito do Vinho", que o autor vai oferecer ao Museu do Vinho da Bairrada (MVB).

Com uma área de 14 metros quadrados, a tela mede sete metros de comprim ento e dois de altura e foi pintada na garagem de Mário Silva, que não dispunha de espaço suficiente para o efeito no seu atelier da Figueira da Foz.

O homenageado disse que 50 amigos oriundos deste concelho alugaram uma camioneta para se deslocarem para o Museu do Vinho, em Anadia, onde decorrem os festejos.

Filho do falecido cientista Mário Silva, professor da Universidade de Coimbra perseguido pela ditadura de Salazar, o pintor Mário Silva nasceu em 29 de Dezembro de 1929.

Embora já manifestasse criatividade na área das artes desde a infância, Mário Silva realizou a primeira exposição em 1956, quando entrou na Universidade de Coimbra, como "caloiro" de Engenharia Geográfica, tendo-se transferido mais tarde para o curso de Matemática, o qual diz "não ter acabado por um triz", mas que "também não fez falta" para a sua vida.

Os cantores Paço Bandeira e Pedro Barroso têm uma participação especial no programa, que encerra com fados e baladas de Coimbra. A iniciativa é organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Anadia e pelo Museu do Vinho da Bairrada.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt