A IGREJA PODE DAR UM CONTRIBUTO VALIOSÍSSIMO

Perto de dois mil jovens estiveram, há duas semanas, em Vagos, no 8º encontro inter-escolas dos alunos de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC). Oriundos de 25 escolas da área geográfica da Diocese de Aveiro, levaram a cabo uma marcha pelas principais artérias da vila, e viveram intensamente um vasto programa, de que fizeram parte "desafios" radicais, espaços de pintura e multimédia, artes dramáticas, e actuações musicais.

Ao fim da manhã, receberam a visita do Bispo de Aveiro, D. António Francisco. Na mensagem que deixou, o prelado aveirense convidou os jovens a serem "alavanca" de um mundo novo e de uma juventude diferente e lançou-lhes um desafio: que ajudassem "outros jovens" a matricular-se nas aulas de EMRC. E admitiu que este "testemunho de vida e alegria cristã" servirá também para ajudar as escolas a serem "esperança de um mundo novo".

Em declarações ao JB, o Bispo de Aveiro disse que a presença da Igreja nas escolas é para "manter, afirmar e consolidar", e que o Governo reconhece tal direito e assume esse compromisso.

"A Igreja pode dar um contributo valiosíssimo para valorizar a escola e promover a educação e o ensino em Portugal", orientado o país "no sentido dos valores que desde sempre reconheceu e defendeu", argumentou D. António Francisco, desvalorizando as reticências suscitadas pelo Ministério da Educação, quanto a outras atribuições dos professores de EMRC no contexto da vida da escola.

Eduardo Jaques
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt