CRIMINALIDADE AUMENTOU CERCA DE 20%

Os crimes de violência doméstica aumentaram 39%, em 2008, na Bairrada, comparativamente com o ano de 2007. Esta forte subida foi ainda acompanhada da prática de crimes de ofensas à integridade física e de domicílio.

Paulo Serra, Capitão do Destacamento da GNR de Anadia, refere que "o aumento das denúncias relacionadas com a violência doméstica está relacionado não com a prática em maior número deste tipo de crimes, mas porque a GNR tem uma acção mais determinante ao nível da divulgação e da sensibilização da comunidade para esta problemática, uma vez que actualmente existem equipas especializadas para detectar e combater este tipo de delitos".

Em termos globais, a criminalidade aumentou cerca de 20%, entre 2007 e 2008, destacando-se a criminalidade relacionada com a legislação rodoviária (+84%) e os crimes contra o património (+10%). Já os detidos por condução sob influência de álcool aumentaram 131%. Passaram de 166 condutores detidos para 384.

Positivo. Regista-se, de forma positiva, o empenho no combate à sinistralidade rodoviária que culminou com a detenção em flagrante de 384 condutores por condução sob influência de álcool e 171 por falta de habilitação legal, o que se repercutiu em resultados positivos relevantes, verificando-se um decréscimo do número de acidentes de viação e de mortes (menos 3) resultantes desses mesmos acidentes de viação.

Com efeito, entre 2007 e 2008, registaram-se menos 48% atropelamentos, menos 1% de despistes, menos 33% de vitimas mortais, menos 66% feridos graves e menos 14% de feridos ligeiros.

É de registar ainda a detenção de um indivíduo de 29 anos suspeito da prática de 70 crimes de diversos furtos (veículos, residências, estabelecimentos industriais e comerciais). Só este indivíduo é responsável pelo aumento de 6% da criminalidade em todo o Destacamento da GNR de Anadia (Oliveira do Bairro, Bustos, Sangalhos, Anadia e Mealhada).

É de registar, de forma positiva, a detenção em flagrante de três indivíduos extremamente perigosos pela prática do crime de roubo à mão armada a um posto de abastecimento de combustível na Pampilhosa.

Negativo. De forma negativa, 2008 ficou marcado por dois homicídios, ocorridos em Março e Novembro, de dois empresários ligados ao comércio de leitão.

Nestes dois crimes, a Polícia Judiciária ainda não deteve nenhum dos autores, apesar do primeiro estar referenciado.

Pedro Fontes da Costa

pedro@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt