INICIATIVA DO GIC’S DA EB2.3 E DA SECUNDÁRIA VAI NA 4.ª EDIÇÃO

Mais de 400 alunos e 50 professores da EB 2/3 e da Escola Secundária de Anadia levaram a cabo, na última sexta-feira, a 4.ª edição da Corrida da Solidariedade, este ano a favor dos Bombeiros Voluntários de Anadia e do CAT (Centro de Acolhimento Temporário) de Crianças e Jovens em Risco de Sangalhos.

Um evento ao qual se associaram pais, ex-alunos, amigos, funcionários das escolas e pessoas da comunidade, dando à corrida uma dimensão muito mais abrangente. O evento, que visa alertar e sensibilizar a comunidade escolar para valores como a solidariedade e entreajuda, parte dos GIC (Grupos de Intervenção Comunitária) daqueles estabelecimentos de ensino que, há já quatro anos realizam, com enorme sucesso, a corrida, que se realiza desde as escolas ao complexo desportivo, passando pelo centro da cidade.

A JB Helena Cravo, docente na EB 2/3, lembra que a corrida se realiza de uma forma bastante original "obrigando" os participantes a arranjar um "padrinho" que paga um euro por quilómetro que o afilhado corra. No final, o total de quilómetros realizado pelo "atleta" é pago pelo padrinho, revertendo o total da verba angariada a favor das instituições beneficiárias.

"Acaba por ser um dia de festa, de grande convívio, solidariedade e partilha", avançou a docente.

Este ano, pela primeira vez, todos os participantes levavam, ao pescoço, um copinho de plástico para beber água que estava à disposição, durante o trajecto, em vários postos de abastecimento: "fizemos ensaios e esta parece ser uma boa forma de fazer menos poluição e poupar recursos, já que vão beber água de garrafões, gastando-se muito menos plástico e poluindo menos o ambiente".

A iniciativa teve o apoio da GNR e dos Bombeiros de Anadia.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt