NOS CONCELHOS DE ANADIA E CANTANHEDE

Foram libertadas, esta segunda-feira, mais três aves selvagens recuperadas pelo CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.

A primeira, uma Águia-de-asa-redonda, foi libertada em Avelãs de Caminho, junto à Vinícola Castelar, empresa que tem apoiado estas iniciativas.

Esta águia foi entregue por um particular no dia 17 de Setembro de 2008 na RNPA e encaminhada para o CERVAS. Apresentava características típicas de cativeiro ilegal (penas das asas e cauda cortadas intencionalmente e lesões nas patas). O longo processo de recuperação consistiu, entre outras coisas, em alimentação para que aumentasse e mantivesse o peso, tratamento das lesões, passagem por um processo de muda de penas e treinos de voo e caça.

Outras duas Águias-de-asa-redonda foram depois lançadas em liberdade em Outil, Cantanhede e na Moita, Anadia, junto ao Moita Rugby - Clube da Bairrada. Esta última, uma ave juvenil, foi apreendida pela equipa do SEPNA de Anadia em conjunto com outras seis aves de rapina, na casa de um particular onde terão permanecido durante cerca de um mês. De acordo com o mesmo, as aves terão caído dos respectivos ninhos durante o abate de um pinhal.

Finalmente, no mesmo dia foi libertado um Mocho-galego, em Paredes do Bairro, a partir do Centro Social, Cultural e Recreativo local. Esta ave foi recolhida no dia 10 de Junho por um particular e entregue no CERVAS pela equipa do SEPNA de Anadia.

As três acções no concelho de Anadia foram organizadas com a colaboração da Vinícola Castelar, empresa com a qual o CERVAS efectuou já a assinatura de um protocolo. Este Centro mantém em curso uma campanha de apadrinhamento de animais selvagens em recuperação ou de um projecto desenvolvido no centro. Para apadrinhar um animal ou um projecto através de uma contribuição financeira ou da angariação e cedência de material de diversos tipos, contacte o CERVAS: cervas.pnse@gmail.com / 96 271 44 92.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt