ESPÓLIO ESPELHA A ACTIVIDADE PROFISSIONAL DE MAIS DE 50 ANOS DO ADVOGADO

A Biblioteca Municipal Manuel Alegre possui, desde o passado dia 19 de Setembro, o espólio bibliográfico e arquivístico do advogado aguedense Fernando Oliveira.

A doação foi formalizada através da assinatura do protocolo entre os herdeiros de Fernando Oliveira, Luís Moura de Oliveira e Maria Margarida Moura de Oliveira Themudo Barata, e o presidente da Câmara Municipal, Gil Nadais. A ocasião contou também com a presença da vereadora da Cultura, Elsa Corga.

Os dois herdeiros do advogado doaram o seu espólio bibliográfico e arquivístico à Câmara Municipal de Águeda, para a formação de uma biblioteca jurídica.

Segundo Luís Moura de Oliveira, o fundo documental desta biblioteca jurídica "é o espelho de uma actividade profissional de mais de 50 anos" sendo que "este espólio acompanha o desenvolvimento das ciências ligadas à advocacia, que ele fazia questão em manter actualizada"

O espólio é constituído por cerca de 3800 tomos, acrescidos de ficheiros temáticos de advocacia e dossiês, número que inclui livros e revistas, apontamentos, dossiês e notas de interesse jurídico, escritas e/ou organizadas por Fernando de Oliveira. No total são cerca de 85 metros lineares de estante. O espólio não contém processos de clientes relacionados com a actividade de advogado do falecido.

A Câmara Municipal designou um espaço de acesso público no Piso 2 (Secção dos Adultos) da Biblioteca Municipal Manuel Alegre como "Biblioteca Jurídica Dr. Fernando de Oliveira", onde estarão incorporados e ficarão disponíveis todas as obras, segundo os bons critérios e práticas da actividade de biblioteconomia, ao público jurídico.

Para a Câmara de Águeda é uma honra receber um fundo especializado em Ciências Jurídicas e, desta forma, contribuir com a criação de espaços capazes de informar e dar formação aos munícipes.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt