CHIMICHANGAS DE CARNE - MÉXICO

Ingredientes:
salsa de tomate fresco
180 g de chouriço
450 g de carne moída
75 g de cebola cortada em pedacinhos pequenos
1 dente de alho
1/2 c. de chá de cominhos em pó
1 lata (225 g) de molho de tomate
60 g de azeitonas pretas sem caroço cortadas em pedacinhos
12 tortilhas de farinha (20 cm de diâmetro)
120 g de queijo tipo, azul ralado
óleo vegetal
5 cl de creme de natas coalhado
para decorar raminhos de coentros e rabanetes

Preparação:
Prepare a salsa de tomate fresco.

Retire a pele do chouriço e deite fora. Aqueça uma frigideira grande em lume forte até que esteja bem quente. Reduza o lume para médio. Esfarele o chouriço na frigideira. Frite o chouriço mexendo sempre para o separar, durante 6 a 8 minutos até escurecer.

Frite a carne mexendo sempre para separar os pedaços durante 6 a 8 minutos. Adicione a cebola, o alho e os cominhos; cozinhe mexendo sempre durante mais 4 minutos até a cebola estar macia. Retire o excesso de gordura da frigideira com uma colher e deite fora.

Adicione o molho de tomate. Leve à fervura em lume forte. Reduza para lume brando. Tape e cozinhe durante mais 15 minutos. Destape a frigideira, aumente o lume para médio e cozinhe durante mais 5 minutos ou até que a maior parte do líquido tenha evaporado e a carne esteja bem coberta pelo molho. Adicione as azeitonas.

Se as tortilhas não forem recém-feitas, aqueça-as para as amaciar.

Coloque 50 g do preparado da carne no fundo da metade de 1 tortilha; espalhe a carne à distância de 4 cm da base e dos lados da tortilha. Polvilhe com 1 colher de sopa de queijo.

Dobre a extremidade do fundo da tortilha sobre o recheio. Dobre as extremidades do lado da tortilha, cobrindo com o recheio totalmente e prenda com um palito.

Pré-aqueça o forno à temperatura de 120ºC. Aqueça 2,5 cm de óleo numa frigideira funda e pesada em lume médio-forte à temperatura de 190ºC; ajuste o lume para manter a temperatura. Forre uma assadeira com papel de cozinha absorvente.

Frite 2 a 3 chiminingas de cada vez, virando-as como for necessário durante 2 a 3 minutos até dourarem em todos os lados. Retire-as da frigideira e coloque-as sobre papel absorvente. Mantenha-as aquecidas sobre a assadeira no forno.

Retire os palitos antes de servir as chiminingas. Sirva com creme de natas coalhado e Salsa de Tomate Fresco. Decore se desejar.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt