RISSÓIS DE CAMARÃO

Ingredientes:
2,5 dl de água
2 c. de sopa de azeite
1 cubo de caldo de marisco
0,5 kg de camarão
1 casca de limão
1 cebola
2 c. de sopa de farinha
225 g de farinha de trigo
1 gema
2,5 dl de leite
50 g de margarina
noz-moscada q.b.
1 c. de sopa de óleo
1ovo
pimenta q.b.
0,5 c. de sopa de polpa de tomate
sal q.b.

Preparação:
Numa panela ferva a água, o sal, a casca de limão e o azeite. Junte a farinha de trigo e mexa bem com a colher de pau, em lume brando. Mexa até obter uma massa que forma uma bola compacta e que se descola das paredes do tacho, o que deverá demorar cerca de 2 minutos.

Elimine a casca de limão, embrulhe a massa num pano e deixe arrefecer totalmente. Prepare o recheio: num tacho, leve a refogar a margarina, o óleo e a cebola picada, até começar a alourar. Junte a farinha, mexa muito bem e, mexendo sempre, junte o leite morno em fio.

De seguida, junte a polpa de tomate, o cubo de caldo de marisco e o camarão, previamente cozido em água com sal e uma casca de cebola, descascado e cortado em pedaços. Junte uma gema e mexa bem, para ligar, tempere com sal, pimenta e noz moscada. Deixe arrefecer.

Quando a massa estiver fria, estenda-a com o rolo, polvilhando previamente a mesa e o próprio rolo com farinha. Coloque sobre a massa porções de recheio com intervalos de 4 dedos entre si. Dobre a massa, molde com a mão e corte os rissóis com o corta-massa. Passe por farinha, ovo e pão ralado e frite em óleo quente, até dourar.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt