CROQUETES DE COGUMELOS E PRESUNTO

Ingredientes:
90 g de manteiga
1 cebola pequena finamente picada
110 g de cogumelos finamente picados
90 g de farinha de trigo
250 ml de leite
185 ml de caldo de galinha
110 g de presunto finamente picado
60 g de farinha de trigo, extra
2 ovos levemente batidos
50 g de pão ralado
azeite para fritar

Preparação:
Derreta a manteiga num tacho em lume brando e cozinhe a cebola durante 5 minutos ou até que fique translúcida. Junte os cogumelos e cozinhe, mexendo de vez em quando, em lume brando durante 5 minutos. Junte a farinha e cozinhe, mexendo em lume médio-brando durante 1 minuto ou até que a mistura esteja seca e esfarelada e comece a mudar de cor.

Retire o tacho do lume e junte gradualmente o leite e o caldo. Leve de novo ao lume, mexendo de vez em quando até que a mistura ferva e fique muito espessa. Junte o presunto e um pouco de pimenta preta, depois transfira para uma taça e deixe arrefecer durante cerca de 2 horas.

Quando estiver completamente frio, enrole colheres de sopa de mistura, formando croquetes. Coloque em três taças a farinha extra, os ovos batidos e o pão ralado. Passe os croquetes pela farinha, depois pelo ovo deixando que o excesso escorra e depois passe pelo pão ralado. Coloque num tabuleiro de forno forrado com papel e leve ao frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Encha com azeite até um terço um tacho de fundo espesso e aqueça o azeite a 180ºC, ou até que um cubo de pão fique castanho em 15 segundos. Frite os croquetes, em pequenas porções, durante cerca de 3 minutos cada, até que fiquem castanhos de todos os lados e aquecidos por inteiro. Escorra-os sobre papel absorvente. Sirva-os quentes ou mornos.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt