EMPANADAS CRIOULAS

Ingredientes:
Massa:
0,5 kg de farinha de trigo
1 c. de sobremesa de sal
100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
farinha q.b. para polvilhar

Recheio:
0,5 kg de lombo limpo cortado em bifes finos
0,5 kg de cebola cortada em cubinhos
50 g de manteiga sem sal
0,5 chávena de chá de cebolinho verde cortado em rodelinhas
1 c. de sobremesa de sal
1 c. de café de cominhos em pó
1 c. de café de paprika
1 c. de café de pimenta
100 ml de caldo de carne
4 ovos cozidos picados
18 azeitonas verdes sem caroço
36 passas pretas sem semente e demolhadas

Preparação:
Recheio:
Corte os bifes em tiras e, em seguida, em quadradinhos pequenos.

Numa panela, aloure a cebola na manteiga e junte a carne. Acrescente o cebolinho verde, o sal, os cominhos, a paprika, a pimenta e o caldo de carne e mexa cuidadosamente. Retire do lume, deixe arrefecer e coloque no frigorífico, no mínimo por 2 horas (é necessário para manter a humidade do recheio).

Massa:
Misture a farinha e o sal e despeje sobre uma superfície lisa. Abra um buraco ao centro e coloque a manteiga. Misture bem e acrescente água morna, aos poucos, até obter uma massa flexível (cerca de 200 ml, é o suficiente para dar liga na massa). Trabalhe bem a massa e divida-a em bolas. A seguir, estique as bolas com um rolo, até conseguir uma espessura de 2 mm. Com a ajuda de um cortador ou um recipiente circular, corte círculos de aproximadamente 10 cm de diâmetro, cada um.

Enfarinhe 2 a 3 assadeiras e reserve.

Montagem:
Retire o recheio do frigorífico e adicione cuidadosamente os ovos cozidos.

Coloque 1 colher de sopa de recheio no meio dos círculos, deixando uma borda de massa de cerca de 2 cm por toda a volta.

Por fim, acrescente 1 azeitona e 2 passas em cada círculo. Humedeça a borda com água e feche os círculos, apertando bem as bordas.

Com a ajuda dos dedos, faça voltinhas na borda, como se fosse uma bainha (se achar muito trabalhoso, faça pressão com um garfo em toda a extensão).

Coloque as empanadas nas assadeiras enfarinhadas e asse em forno médio a 200ºC, pré aquecido, por 8 a 10 minutos, ou até dourarem levemente.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt