CATAPLANA DE FRUTOS DO MAR

Ingredientes:
500 g de amêijoas
500 g de mexilhões
500 g de camarões
sal e pimenta q.b.
400 g de lombo de tamboril, congelado
400 g de argolas de lulas, congeladas
2 cebolas
60 g de margarina com alho
1 dl de azeite
1 malagueta
1 lata grande de tomate pelado
100 g de amêndoas raladas
1 c. de sopa de açafrão das Índias
1 folha de louro
tomilhos frescos q.b.
3 dl de vinho branco
3 dl de água

Preparação:
Ponha as amêijoas de molho em água e sal. Mude a água várias vezes até que as amêijoas larguem toda a areia.

Escove, raspe muito bem as barbas dos mexilhões e lave-os. Ponha o tamboril e as lulas a descongelar. Descasque e corte as cebolas em rodelas.

Leve o azeite e a margarina de alho ao lume na cataplana e adicione a cebola. Junte a malagueta esfarelada e o conteúdo da lata de tomate pelado. Feche a cataplana e deixe cozinhar durante 15 minutos, sobre lume brando. Abra a cataplana e desfaça o tomate com uma colher de pau. Junte as amêndoas raladas, o açafrão das Índias diluído num pouco de água, o louro e os tomilhos. Regue com vinho branco e água. Tempere com sal e pimenta, tape a cataplana e deixe apurar mais 10 minutos.

Volte a abrir a cataplana, introduza as amêijoas, lavadas e escorridas, os mexilhões, as lulas, o tamboril cortado em cubos e os camarões. Fecha a cataplana e deixe cozinhar mais 15 a 20 minutos sobre lume brando.

Acompanhe com fatias de pão, torrado ou frito, gomos de limão e batatas cozidas, cortadas em rodelas.

Nota:
É necessário ter cuidado ao abrir a cataplana, pois a enorme quantidade de vapor que sai quando a abrimos é enorme e muitas vezes queima os mais descuidados. A melhor forma é rodar a cataplana para que a sua abertura esteja no lado oposto a nós e assim abri-la de 'costas', fazendo assim o vapor sair o mais longe possível de nós.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt