POTATO KOROKKE - JAPÃO

Ingredientes:
3 batatas grandes
1 cebola
óleo para salada
200 g de carne picada
1 folha de louro
1 c. de sopa de natas
farinha
pão ralado
1 ovo
2 c. de sopa de água
óleo para fritar

Preparação:
Coloque as batatas com casca em água fria, ponha a ferver e cozinhe até ficar pronto (cerca de 40 minutos). Teste as batatas com um espeto para ver se estão prontas. Coloque-as num pano e tire-lhes a pele enquanto estão quentes.

Passe as batatas pelo passador enquanto ainda estão quentes. Se as batatas estiverem frias irão estar peganhentas, tornando difícil passá-las no passador.

Corte a cebola finamente. Aqueça a colher de sopa de óleo para salada numa frigideira e salteie a cebola até ficar translúcida. Junte a carne picada e a folha de louro e continue a fritar. Tempere de sal e pimenta. Misture estes ingredientes com o puré de batata. Junte a colher de sopa de natas, misture bem e deixe arrefecer.

Espalhe óleo nas mãos e molde a mistura de batata arrefecida em pastéis. Pegue em dois tabuleiros, polvilhe um com farinha e outro com pão ralado.

Numa tigela, bata o ovo com as 2 colheres de sopa de água. Role os pastéis na farinha até estarem cobertos por igual e mergulhe no ovo batido e depois cubra uniformemente de pão ralado.

Aqueça o óleo em lume médio/forte para fritar bem. Junte os pastéis um após o outro, tomando cuidado para o óleo não salpicar. Eles irão afundar-se e depois sobem à superfície.

Vire de tempos a tempos até estarem dourados, depois tire da frigideira e retire o excesso de óleo. Disponha num prato e sirva.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt