MASSA COM MEXILHÃO E ALHO FRANCÊS

Ingredientes:
1,5 Kg de mexilhões frescos com casca
1 chalota
2 alhos franceses médios
125 ml de vinho branco
sal e pimenta preta acabada de moer
75 ml de natas
1 c. de sopa de azeite
450 g de massa fresca de roscas
15 g de manteiga
2 fatias de fiambre picadas
cebolinho fresco picado

Preparação:
Depois de lavar os mexilhões, deite-os num tacho grande e junte o vinho. Tape, deixando cozer em lume forte durante aproximadamente 5 minutos. Depois de frios, retire os mexilhões da casca, guardando o líquido da cozedura. Corte o salmão em fatias finas e reserve.

Corte os alhos franceses em quatro partes, lave-os e escorra-os. Corte, de seguida, as tiras em pequenos pedaços, deitando-os numa caçarola, com as natas, sal e pimenta. Tape o recipiente deixando cozer durante 10 minutos em lume brando.

Entretanto, coza a massa num tacho grande em água a ferver com azeite durante 5 ou 6 minutos. Escorra, passe por água fria.

Passe o líquido de cozer dos mexilhões por um passador coberto por um pano fino. Use cerca de 120 ml deste líquido coado. Junte os mexilhões e este líquido à mistura de alho francês com as natas e deixe cozer 4 minutos. Mexa.

Numa frigideira derreta a manteiga, junte a massa e o fiambre e re-aqueça mexendo com cuidado. Tempere com pimenta e sal.

No momento em que a massa se encontre uniformemente aquecida, junte o molho de natas, alho francês e os mexilhões. Envolva todos os ingredientes.

Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt