quarta-feira, 15 de Agosto de 2018  00:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

PassivHaus Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Pastéis de Bacalhau

Pastéis de Bacalhau

Coza o bacalhau e as batatas. Depois de tudo cozido, desfie o bacalhau e passe-o pelo passador, juntamente com as ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-08-2018

Festival do Bacalhau dedica dia à cidade de Grandville e à abadia do Monte Saint-Michel.



A cidade de Granville, da região francesa da Normandia, está em destaque esta sexta como município convidado no Festival do Bacalhau.

A cultura francesa, a pesca e a cozinha são os pratos do dia na tenda principal. A costa marítima e as comunidades da Baía do Monte Saint-Michel, conhecida pela abadia tiveram uma ligação muito particular à pesca do bacalhau na Terra Nova, mantendo, nos dias de hoje, alguns dos mais importantes portos de pesca costeira de terras gaulesas.

Granville junta-se ao Festival com exposições sobre a cidade, um showcooking com o chef Jean-François Perrin, entre outras atividades. Depois de Islândia e Espanha é a vez da França. Hastear de bandeiras às 15h e culinária às 21h.

A vereadora com o pelouro do turismo no Município de Ílhavo, já saudou a delegação francesa. Fátima Teles diz que este é um momento especial (com áudio)

“Será uma oportunidade de estreitar relações com as comunidades que, com Ílhavo, partilham o grande património da pesca do bacalhau. Mesmo tendo terminada a atividade de pesca do bacalhau durante a Grande Guerra, o município de Granville mantém viva a memória e tradição da atividade, que ajudou a estabelecer o seu porto de pesca como o mais significativo da Normandia”, refere nota da autarquia de Ílhavo.

Granville é o porto de abrigo do “Marité”, um lugre-patacho bacalhoeiro de três mastros, considerado o último “terre neuvier” (designação francesa para os navios que laboravam na Terra Nova) que continua a navegar.

No dia dedicado a Grandville, a noite conta com a animação de Quinta do Bill em palco com a banda dos Bombeiros de Ílhavo.

À mesa o bacalhau é rei no encontro de comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo e aqui resumidas nesta frase de Alexis Oliveira, uma lusodescentente dos EUA que termina esta sexta as férias em Portugal, na Gafanha da Nazaré, a terra dos avós (com áudio)

 


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®