segunda-feira, 21 de Abril de 2014  03:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Merchearia - Merchandising Artistas Publicidade Publicidade

Inovanet

INQUÉRITO

A Feira de Março realiza-se entre o dia 25 de Março e o 27 de Abril. Vai marcar presença?

sim
não
sem opinião
» ver todos os inquéritos  

RECEITA SUGESTÃO

Ovos de Codorniz com Bacon

Ovos de Codorniz com Bacon

Coza os ovos de codorniz em água com 3 gotas de vinagre. Deixe arrefecer e descasque.

Enrole cada ovo numa ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-01-2007

Beira-Mar: Carvalhal despedido para dar lugar a Paco Soler


O espanhol Paco Soler é o novo treinador do Beira-Mar, substituindo Carlos Carvalhal, que apenas orientou a equipa em seis ocasiões. A troca ocorre à luz de uma parceria com a empresa espanhola Inverfutbol


Carlos Carvalhal já não é treinador do Beira-Mar. O jogo com o Santana, a contar para a Taça de Portugal, foi o último que o técnico orientou em Aveiro. A expressiva vitória por 6-0 diante do adversário da terceira divisão nacional de nada valeu ao homem escolhido pela direcção presidida por Artur Filipe para substituir Augusto Inácio, que em Novembro trocou o clube aveirense pelos gregos do Ionikos.
O espanhol Francisco (Paco) Soler é o novo treinador do emblema «auri-negro», no âmbito de uma parceria que o Beira-Mar celebrou com a empresa Inverfutbol, com sede em Espanha e ligada à intermediação de jogadores. Num comunicado divulgado no «site» oficial do clube na madrugada de domingo para segunda-feira, após uma reunião extraordinária da direcção, foi confirmada a rescisão do vínculo com Carlos Carvalhal «por mútuo acordo» e a entrada de Francisco Soler.
A saída do anterior técnico foi acordada numa reunião com Caetano Alves, presidente-adjunto do clube, realizada algumas horas depois do jogo com o Santana, disputado às 15 horas de domingo, no Estádio Municipal de Aveiro. Findo o desafio, Carlos Carvalhal disse desconhecer qualquer intenção da direcção de proceder a alterações na estrutura técnica da equipa, apesar de ter sido confrontado pelos jornalistas com a presença de Soler no estádio para assistir ao jogo. «É uma novidade em termos absolutos. Não estive a ver quem estava no estádio, não estou preocupado com isso», declarou.
O ex-técnico chegou a afirmar na tarde de domingo, no rescaldo do jogo para a Taça de Portugal, que seria treinador do clube a «curto, médio e longo prazo». Lembrando que tinha contrato até 2008, Carlos Carvalhal garantiu que a direcção nunca lhe falou na possibilidade de ser substituído. «Há dois minutos atrás estive a falar com responsáveis do clube sobre a possibilidade de reforçarmos o plantel», disse ainda nessa ocasião, poucas horas antes de lhe ser comunicada a dispensa.

Contradições

A troca de treinador contraria as declarações de Artur Filipe ao longo da semana passada. Ainda no sábado, o presidente do clube assegurou que Carlos Carvalhal iria permanecer em Aveiro, rotulando como «especulações» todas as notícias publicadas nos jornais acerca das modificações que estariam a ser preparadas.
No sábado, foi noticiado que dirigentes do Beira-Mar teriam estado reunidos com empresários espanhóis para negociar os termos da parceria, que implicaria a entrada de jogadores e a colocação de um treinador da confiança dos investidores. Mas o líder do clube assegurou que Carlos Carvalhal tinha o «lugar assegurado».
Fonte próxima do antigo técnico do clube referiu ontem ao Diário de Aveiro que Carlos Carvalhal foi «apanhado de surpresa» pela sua dispensa e que está «magoado» com o desfecho do processo. O treinador, de acordo com a mesma fonte, «não sabia de nada» acerca das negociações entre o Beira-Mar e a Inverfutbol.
Carlos Carvalhal sentia-se seguro como chefe da equipa técnica dos «auri-negros» até em função das declarações dos dirigentes do clube, entre eles José Cachide, responsável pelo departamento de futebol, que afirmou que iria «até ao fundo do poço» com o treinador. A mesma fonte admite que Cachide «não saberia» do possível despedimento de Carvalhal, que estava a trabalhar no sentido de reforçar o plantel, apesar das dificuldades financeiras dos aveirenses.
Carlos Carvalhal apenas orientou a equipa em seis jogos – cinco para o campeonato (dois empates e três derrotas) e um para a Taça. O Diário de Aveiro sabe que o acordo para a rescisão do contrato entre técnico e clube já está alinhavado, mas ainda não foi assinado, o que deverá acontecer hoje. Também para hoje Carlos Carvalhal poderá convocar uma conferência de imprensa para esclarecer a sua saída de Aveiro.

Antigo jogador

Segundo a direcção do Beira-Mar, a parceria com a Inverfutbol visa garantir o «fortalecimento estrutural, a curto e médio prazo» do clube. De acordo com o comunicado divulgado de madrugada, o acordo tem «reflexos» ao nível de «algumas mudanças na equipa profissional de futebol».
A Inverfutbol exerce a sua actividade como fundo de investimento em jogadores de futebol, pertencendo ao Grupo Cursach, com sede em Palma de Maiorca. Além de Francisco Soler, a empresa espanhola deverá colocar alguns jogadores no clube, com o objectivo de tentar evitar a descida de divisão - actualmente, os «auri-negros» são últimos classificados da liga, com apenas oito pontos em 14 jornadas.
A composição da equipa técnica também não está definida – Miguel Leal e Rifa, adjuntos de Carlos Carvalhal, deverão abandonar Aveiro, ao contrário do preparador físico Jorge Ramiro. Quanto a João Costeado - que desde a saída de Inácio para a Grécia se encarregava da observação dos adversários - «poderá ser repescado» para a equipa técnica, apurou o Diário de Aveiro junto de fonte do clube.
A apresentação de Francisco Soler ao plantel poderá ocorrer hoje, data prevista para o regresso dos jogadores ao trabalho depois da folga concedida ontem após a vitória para a Taça de Portugal. Francisco Soler Atencia é um antigo jogador do Maiorca, de Espanha, onde durante vários anos actuou como centrocampista. Nascido em Março de 1970 – completará 37 anos daqui a dois meses – o antigo futebolista de 1,70 metros conta no seu palmarés com uma Supertaça (1998) e uma Taça do Rei (2003). Nos últimos tempos, foi assessor do governo das Baleares para o Desporto, depois de ter sido treinador-adjunto do Maiorca. Soler - que está em Aveiro com a mulher - esteve reunido ontem de tarde com os dirigentes do emblema «auri-negro».
Entretanto, os últimos desenvolvimentos já motivaram a demissão de Nuno Quintaneiro Martins do Conselho Geral do Beira-Mar, um órgão consultivo do clube que «tem sido constantemente desprezado e que foi completamente ignorado pela direcção nesta parceria com a Inverfutbol». Contactado ontem, António Graça, presidente da Assembleia-Geral, disse não ter recebido qualquer pedido de demissão de membros que integram os corpos sociais.

Rui Cunha


ACESSO

Utilizador:
Password:
Ligar automaticamente:
» Registar
» Recuperar password
» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


BOLSA DE VALORES

ALTRI 2.34 1.30
BCP 0.21 2.25
BES 1.22 2.34
BPI 1.91 4.03
COFINA 0.69 1.62
EDP 3.30 1.66
EDP Renováveis 4.65 2.29
GALP 12.53 0.56
INAPA 0.27 0.75
J.MARTINS 12.78 0.39
MOTA ENGIL 5.10 1.19
PORTUCEL 3.17 0.83
PTELECOM 3.04 1.17
REN 2.82 0.39
SEMAPA 10.00 0.00
SONAE IND 0.64 0.00
SONAE SGPS 1.31 1.87
SONAE.COM 1.98 2.86

Publicidade
INOVAgest ®