quarta-feira, 20 de Agosto de 2014  09:47
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Mypiki | Happier Girls Publicidade Voltec - Telecomunicações Energia

Inovanet

INQUÉRITO

A Praia da Torreira na Murtosa, prepara-se para as festas em honra do S. Paio da Torreira, entre 3 e 7 de Setembro. Vai marcar presença?

sim
não
sem opinião
» ver todos os inquéritos  

RECEITA SUGESTÃO

Molho Barbecue

Molho Barbecue

Descasque, esmague o dente de alho e ponha num tachinho com o resto dos ingredientes.

Coza em lume brando 20 ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-08-2007

Gafanha da Nazaré: Festas terminam hoje


Termina, hoje, em noite de arraial mais uma edição das festas da Nossa Senhora da Nazaré. Sagrado e pagão andaram de mãos dadas, num momento de convívio e de encontro entre os naturais da terra

É hoje o último dia de mais uma edição das Festas da Senhora da Nazaré, evento aguardado com ânsia pelos habitantes da cidade da Gafanha da Nazaré. De forte âmbito religioso, a festa constitui também um momento de convívio e sobretudo de encontro entre os naturais da terra, afirmando-se a festividade como uma motivação acrescida para a visita dos que emigraram e que regressam por esta altura à terra natal. As festas começaram na sexta-feira e terminam hoje, com um arraial que se prolongou pela noite dentro, animado pelo conjunto Nova Dimensão.
Ao Diário de Aveiro, um representante da comissão organizadora das Festas da Senhora da Nazaré referiu que esta edição procurou melhorar a qualidade do programa, tendo para isso escolhido um cartaz mediático, capaz de atrair muita gente ao recinto.
A aposta veio a revelar-se profícua, levando assim a comissão a considerar que estiveram, sábado à noite, no recinto da festa aproximadamente seis a sete mil pessoas, onde actuou o grupo musical «SantaMaria», precedido pelo grupo de música de baile PBX, apesar do preço da entrada para os fins-de-semana ter o valor de três euros.
A noite de ontem, com actuação da cantora Mónica Sintra, seguida do humorista Fernando Rocha e da descarga do fogo de artificio prometia ser ainda mais procurada do que a anterior. Contudo, e como nem só de música se faz a festa, a tarde de domingo foi marcada pela procissão em honra da padroeira, que percorre as principais artérias da cidade. Perante a solenidade do momento, as janelas engalanaram-se com colchas penduradas nas janelas, em jeito de homenagem e reverência prestada pela população.
Quanto aos lucros da festa, a comissão refere ser ainda «muito cedo» para avançar cálculos, mas no entanto esclarece que o valor angariado se destina unicamente a fazer face às muitas despesas que é necessário assegurar. «O que nos move é a boa vontade e o desejo de manter viva uma tradição tão antiga e tão nossa», assegura o responsável.

«O estatuto de cidade elevou o ego»
Manuel Serra era, ontem, um ufano presidente da Junta, perante mais uma bem sucedida edição das festas anuais da cidade que representa. «Trata-se de um acontecimento de grande importância e significado para a população da Gafanha da Nazaré, que move os cerca de 18 mil habitantes, que tem na procissão um dos momentos mais solenes. Ao percorrer as 150 ruas da localidade, leva consigo o orgulho de toda a cidade», referiu. E acrescentou ser «com agrado» que assiste a um entusiasmo de boa saúde da parte de que se dispõe a organizar as festividades. «Na Gafanha da Nazaré contraria-se a tendência verificada em outras paragens, onde as tradições populares têm tendência a esvair-se no devir temporal. Aqui, está assegurada a continuação, por muitos e bons anos, desta festa tão simbólica».
Elevada a cidade há seis anos, é perceptível da parte da população da Gafanha da Nazaré um reforço no autoconceito, que se reflecte no esmero com que preparam a cidade para os seus naturais, mas também para quem os visita. «Confesso que no início, mantinha muitas reticências quanto a esse novo estatuto. Mas, agora estou totalmente rendido. A população tem um ego aumentado, o que se reflecte na maioria das suas acções. Para o bem e para o mal», concluiu.

ACESSO

Utilizador:
Password:
Ligar automaticamente:
» Registar
» Recuperar password
» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Publicidade
INOVAgest ®