segunda-feira, 22 de Outubro de 2018  14:11
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Mourinho Seguros Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Profiteroles Recheados

Profiteroles Recheados

Coloque a gelatina de molho em água fria. Leve a lume forte uma caçarola com água, a manteiga, o sal e uma colher de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-10-2007

Alberto Souto – Político, arqueólogo e museólogo: Ciclo de conferências «Aveirenses ilustres»


Alberto Augusto Simões Souto Ratola, que ficou na história de Aveiro como Alberto Souto, foi o primeiro dos «Aveirenses ilustres» homenageado no ciclo de conferências homónimas que a autarquia aveirense se propõe realizar até 2009

O «mais importante são as pessoas», realçou o vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro, Miguel Capão Filipe, ao dizer que «elas são a nossa referência. As pessoas são o maior trunfo de Aveiro. As pessoas fizeram de Aveiro aquilo que ela hoje é». E, como em 2009 serão comemorados os 250 anos de elevação de Aveiro à categoria de cidade, a autarquia aveirense vai realizar, ao longo destes dois anos, homenagens aos «Aveirenses ilustres», cujo primeiro ciclo de conferências teve início esta segunda-feira, com a palestra dedicada a Alberto Souto.
Catarino de Miranda, genro de Alberto Souto, que estava ladeado pela filha daquele «aveirense ilustre», teceu alguns comentários sobre o seu contacto pessoal com Alberto Souto, afirmando que «era simples como uma criança, era sábio como uma enciclopédia, era religioso como um franciscano. Se há santos na vida, ela também era um santo», enaltecendo de seguida a sua capacidade de conviver com todo o tipo de gente, pobres ou ricos, com a cultura da experiência do quotidiano ou com o saber universitário. Sublinhou a vasta cultura de Alberto Souto, saber que abarcou as mais diversas áreas da cultura e, ainda, a sua devoção religiosa e a sua grande admiração por S. Francisco de Assis, que traduziu o seu profundo amor pelas árvores que tinha na sua quinta no Bonsucesso.
O conferencista convidado foi Luís Manuel Souto de Miranda, que para além de ser neto do homenageado é o autor da biografia de Alberto Souto, obra editada pela autarquia aveirense, cujo primeiro volume foi publicado em 1994, no mandato de Girão Pereira e Celso Santos.
Luís Souto não se limitou a «contar somente a vida do avô», mas recuou muito atrás no tempo, trazendo à memória toda a vasta «árvore genealógica» dos Soutos, desde a sua origem em terras de Águeda, passando depois pela sua permanência em Angeja, até à sua fixação em Aveiro, aludindo ainda aos Soutos que se fixaram na zona de Braga e que deram origem à também conhecida família Souto Moura.
Nascido no Bonsucesso, no dia 23 de Julho de 1888, Alberto Souto bem cedo ingressou nos movimentos estudantis republicanos. Com apenas 17 anos, então estudante no Liceu de Aveiro, era já uma referência nessa área, tendo-se oposto firmemente à ditadura franquista que vigou no final da monarquia. No entanto, ainda durante a primeira república acabou por ficar desiludido com a política partidária, passando a dedicar mais tempo às suas outras áreas de interesse, nomeadamente a história (de que deixou inúmeros escritos), a arqueologia (com escavações realizadas em diversos locais da região) e a museologia (foi director do Museu de Aveiro durante vários anos, tendo criado a respectiva Secção de Arqueologia Pré-histórica e Proto-histórica), entre outras, como a geologia, a biologia e a fotografia. Na política, exerceu diversos cargos, entre os quais o de deputado (foi o segundo deputado mais jovem na Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição, após a proclamação da República) e o de presidente da Câmara Municipal de Aveiro. Este último cargo exerceu-o no período de 1957 (ano em que foi nomeado, por indicação do então governador civil de Aveiro, Francisco Vale Guimarães), até 1961, data da sua morte.

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®