quarta-feira, 15 de Maio de 2024  03:50
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Pão-de-Ló de Ovar

Pão-de-Ló de Ovar

Bata as gemas com os 4 ovos e o açúcar durante cerca de 10 minutos. Junte o sal e a farinha sem bater, misturando com a ...
» ver mais receitas


EVENTOS


DANÇA

imprimir resumo

Dracula

Dracula


dia 16 de Fevereiro pelas 22h00/ ano 2013

Teatro Aveirense


Para a criação da peça Drácula, além de se inspirarem na obra literária de Bram Stoker, (escrita no virar do século e final da época vitoriana, que imortalizaria Vlad Tepes III, o empaleador transformando-o num vampiro de
poderes ancestrais), os coreógrafos Cláudia Martins e Rafael Carriço beberam noutras fontes. Novas personagens, atuais ou não como a Baronesa Bathory, outras lendas, mitos e medos, que ainda hoje nos perseguem, serviram de mote à criação. Todos estes elementos têm em comum o facto de pertencerem a um fabuloso e enigmático universo de horror. A peça começa vinculando-se e desvinculando-se da linha de ação do romance invocando as suas personagens, e, por novas linguagens, transmite uma ambiência mística de dor, alucinação, fúria e perda. “Desde que o seu príncipe (Conde Drácula) se ausentara para a guerra, que o sono da princesa Elisabeth fora atormentado por pesadelos de terror e sangue”... atirou-se ao rio. Uma morte que causou tormento, revolta e sede de vingança. O homem que outrora amara, tornou-se vampiro senhor das trevas. “Não procuro a jovialidade nem o regozijo, nem a volúpia de muito sol e águas borbulhantes que tanto agradam os jovens e felizes.” {Drácula} No desenrolar da peça acontece essencialmente uma desmultiplicação da personagem Drácula, que vai assumindo diferentes formas, caras, animais e corpos também eles presentes no mundo atual, o de hoje. A essência desse ser malévolo e de muitas outras personagens é transposta para a contemporaneidade, explorando-se os vários contextos e as várias formas de como um lado sombrio de nós mesmos, ou um lado sensualmente perverso ou até um amor puro tornado tragédia, são passíveis de acontecer entre nós. Somos seres voláteis, alimentados a sangue corrente... somos de trato fácil, mas complexamente difíceis de entender... mulheres e homens, são unha e carne que se enrola em jogos de dominação versus submissão permissiva. “A cor formosa tornou-se lívida, os olhos pareciam lançar faíscas do fogo do inferno, a fronte enrugou-se como se as dobras de carne fossem os cachos de cobras de Medusa e a boca adorável, manchada de sangue, tornou-se um quadrado escancarado, como nas máscaras de cólera dos gregos e dos japoneses. {Dr. Seward sobre Lucy morta-viva}. A nossa matéria é carne, brutalmente ensanguentada e nutrida com a essência de cada um. Essencialmente não somos puros, naturalmente, não somos bons todos os dias. É a nossa natureza, é a nossa maior fraqueza. Podres de medo, sucumbimos a tentações fáceis, fáceis de mais...

Ficha Artística e Técnica:
Direção: Cláudia Martins e Rafael Carriço.
Coreografia: Cláudia Martins e Rafael Carriço.
Cenografia / Videografia / Sonoplastia : Rafael Carriço.
Figurinos: Cláudia Martins.
Assistente Coreografo: Jorge Libório.
Intérpretes: Cláudia Martins, Rafael Carriço, Rafaela Reis, Joana Puntel, Fábio Simões, Renato Vieira, Anna Kurlikova, Kim Potthoff, Rita Pereira, Tiago Coelho, Valdemir Santos, David Santos.
Direção Técnica: Nuno Martins.
Desenho de Luz / Audiovisuais: Luís Paz.
Coprodução: Vortice Dance Company, Opera da Macedónia.
Apoio: Direção Geral das Artes; Ministério da Cultura

Música:
Wojciech Kilar - The Beginning; The King of Fire; The Storm; The Brides; Love Eternal;
Philip Glass - In His Cell; Dracula; The Castle; When the Dream Comes;
Rachmaninov - Prelude Nº.2 In C Sharp Minor
Lou Reed - Perfect Day

Biografia:
Vortice Dance Company
Sob direção artística dos coreógrafos e bailarinos Cláudia Martins e Rafael Carriço, a Vortice Dance Company, desenvolve o seu trabalho na dança contemporânea, sendo uma das mais prestigiadas companhias portuguesas e das que mais prémios tem recebido além-fronteiras.
O seu trabalho tem sido largamente elogiado pela critica internacional destacando-se o jornal “The Guardian” , “Diario de Navarra”, “Diario de Gijon”, “Expresso”, entre outros.
Para a sua atividade artística, a companhia conta com o apoio da Direção Geral das Artes / Secretaria de Estado.


Prémios
• Grand Prix of Choreography, Phillip Morris, Ballet and Choreography Competition, Helsinki 2001, entregue pela Presidente da Finlandia, Mrs. Tarja Halonem, na Opera de Helsinquia.
• Audience Award, 4th Japan International Ballet & Modern Dance Competition, entregue por sua Alteza Principe Takamado do Japão e Maia Plisetskaya, em 2002.
• Em Novembro 2000 são finalistas na categoria de dueto contemporâneo no 9º Concours International de Danse de Paris.
• Mensão Honrosa da Cidade de Ourém, em 2003.
• Phillip Morris Recognizement Award no 7th International Baltic Ballet Festival, na Opera de Riga, Latónia, entregue por Mrs. Vaira Vike-Freiberga, Presidente da Letónia.
• Audience Award no Best Solo and Duet Festival, at Trafo House of Contemporary Arts in Budapest, Hungary, 2005
• Phillip Morris Recognizement Award, no 9th International Baltic Ballet Festival na Opera de Riga, Letónia, em 2004.
• 1th Prix Profissionelle na Competition Printemps de la Danse, Gland, Suissa, em 2001.
• Recognizement Award, no 13th International Baltic Ballet Festival na Opera de Riga, Letónia, em 2008, entregue pelo Presidente da cidade de Riga.
• Culture Award, entregue na Gala Troféus Afonso Lopes Vieira, pelo jornal Região de Leiria, 2009.
• Feminine Culture Award, entregue na Noite de Gala Jornal “O Mirante”, Portugal, 2009.

Festivais | Eventos
• Estreia mundial de “Your Majesties, Welcome to the Anthropocene” no Internacional Ballet Festival of Miami, USA.
• Coreógrafos do Espetáculo de Inauguração Oficial Da Estação de TGV de Liége, obra do arquiteto Santiago Calatrava, a 18 de Setembro de 2009, numa produção Franco Dragone.
• “Dançar Debussy” atuação com a pianista luso-americana Jill Lawson, no Palácio Real de Madrid, para a televisão espanhola
• Apresenta-se por cinco vezes na “Gala Concert” do Festival Internacional de Ballet do Báltico, onde tem sido congratulada com o Prémio de Reconhecimento Artístico.
• Kuopio Dance Festival, Finlândia
• Mónaco Dance Forum
• Veranos de la Villa de Madrid
• Printemps de la Danse, Suiça
• Festival Internacional de Dança de Casablanca, Marrocos
• 31 Moussem Culturel International d’Assilah
• Festival Internacional de Artes de Budapeste
• Gala Dance Energy, patrocinada pela PRAIS Foudation na Ópera Nacional da Roménia
• XI Festival Cádiz en Danza – MOV.S 2012
• XI Opera and Dance Season Bolzano, Italia
• entre outros.

A VORTICE.Dance já se apresentou em vários países, destacando-se os seguintes teatros, festivais e eventos:
Ópera de Helsínquia, Finlândia | Ópera da Macedónia | Ópera de Riga, Letónia | Ópera Nacional da Roménia, Bucareste | Centro Cultural da Villa de Madrid, Espanha | National Dance Theatre, Budapeste, Hungria | Theatre Odeon, Bucareste, Roménia | Aichi Prefectural Art Theater, Nagoya, Japão | Forum Grimnaldi, Mónaco | Trafo House of Contemporary Arts, Budapeste, Hungria | Theatre Des Champs Élysèes, Paris, França | Forum des Halles, Paris, França |Theatre Mohammed V, Rabat, Marrocos | Estação de TGV Liége-Guillemins, Bélgica | Choreographers Showcase, Copenhaga, Ópera da Dinamarca | Theatre Comunale, Bolzano, Itália | Theatre Comunale di Carpi | Gran Teatro Cádiz, Espanha | Teatro Jovellanos, Gijon, Espanha | Teatro Gayarre, Pamplona, Espanha | Olympia Theater, Miami, USA | Broward Center, Miami, USA | entre outros.

Televisão
• “Dancing Debussy” espetáculo com a pianista luso-americana Jill Lawson no Palacio Real de Madrid para a televisão espanhola (TVE).
• Documentário “Duvidavida” acerca da vida do escritor David Mourão Ferreira para a televisão portuguesa (RTP2).
• “Bastidores da Dança” – Documentário acerca da Vortice Dance Company para a televisão portuguesa (RTP2).

Dança | 75Min. | M/3
Sala Principal | Plateia 10€ | Balcão 8€


Mais informações:
www.vorticedance.com
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®