domingo, 2 de Novembro de 2025  07:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
31-05-2010

Redução de resíduos é solução para travar aumento da factura do lixo.


A redução da produção de resíduos sólidos no concelho de Ílhavo é um sinal positivo e a autarquia diz que a tendência deve ser ...

A redução da produção de resíduos sólidos no concelho de Ílhavo é um sinal positivo e a autarquia diz que a tendência deve ser mantida para evitar o agravamento da factura no futuro quando entrar em funcionamento a unidade de tratamento mecânico-biológico em Eirol. Ribau Esteves apresentou dados sobre a produção de lixo e conclui que em 2009 houve redução de 4%, com 19023 toneladas contra as 19863 de 2008. Destaque para o aumento de reciclados que subiu de 1768 toneladas em 2008 para 1829 em 2009. A autarquia destaca o facto de 10% do lixo ser recolhido nos ecopontos.

Tendência elogiada pelo autarca de Ílhavo no arranque da semana do ambiente. “Dá-se esta nota de 2009 ter sido o ano em que a produção de resíduos foi mais baixa nos últimos seis anos. É um caminho importante. Há um contributo para o ambiente e para a condição financeira. Os munícipes pagam tarifa à Câmara e a Câmara paga a deposição em Taboeira. Logo que esteja pronta a Estação de Tratamento Mecânico Biológico, em fase inicial de construção, os custos de deposição de resíduos vão subir substancialmente. É importante reduzir o mais possível a produção de resíduos para reduzir custos”, disse o autarca num aviso sobre a importância de reduzir a factura.

O Município assinalou o arranque da semana do ambiente com acordos para expandir as áreas de recolha de varredura da SUMA no município, acelerar a recolha de tinteiros e toners, instalação de oleões em supermercados, recolha de rolhas de cortiça, recolha das cápsulas de Nespresso para reciclagem e acordo com a CERCIAV para limpar as margens da ria nomeadamente no canal de Mira.

Marcos Ré, vereador do ambiente, destacou esta via de aprofundamento das acções que preservam o meio ambiente. “Por um lado o óleo, por outro lado este aspecto do café. Queremos que sejam motivo de orgulho. Estamos a dar contributo ao que é importante para um mundo melhor”, sublinha o vereador.

A Semana do Ambiente premiou os eco-mosqueteiros de Ílhavo, gente jovem com vocação para funcionar como exemplo nas escolas e nas famílias, e com a entrega dos certificados de restauração ecológica pelas boas práticas ambientais. Sete restaurantes mantiveram o galardão e há 4 novos aderentes.

Esta Terça-feira, dia 1 de Junho, dia da Criança, as celebrações serão dedicadas ao ambiente e na quarta-feira serão hasteadas as bandeiras azuis e praias acessíveis na Barra e Costa Nova.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®