domingo, 2 de Novembro de 2025  10:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-09-2010

Motivação nas novas escolas na abertura do ano lectivo.


O arranque do ano lectivo mobiliza as escolas do concelho de Ílhavo. No primeiro ciclo, hoje é dia de arranque das aulas à excepção ...

O arranque do ano lectivo mobiliza as escolas do concelho de Ílhavo. No primeiro ciclo, hoje é dia de arranque das aulas à excepção de dois novos centros escolares da Cale da Vila e Vale de Ílhavo que adiaram as aulas para Quarta-feira. Ribau Esteves assegura que está a ser um arranque tranquilo e marcado pela qualidade dos equipamentos. Promete um balanço no momento em que todas as escolas estiverem em funcionamento. “É nesta semana que vamos fazer o ponto de situação sabendo que tudo está a decorrer bem e que vai ser um excelente ano marcado pela activação dos cinco novos centros escolares. São o início de uma revolução no parque escolar”, disse o autarca.

No Centro Escolar da Sra do Pranto há novas instalações mas a responsável, Maria de Fátima Marnoto, pede também “carinho e respeito”. “Já disse na reunião de pais que estamos numa escola nova mas o mais importante é que haja respeito pelos professores, pessoal docente das AECS e dos ATL e que haja muito carinho além do respeito. Com carinho e respeito tudo vai funcionar bem”, disse a responsável no primeiro dia de aulas.

O novo centro escolar é um dos cinco que entra em funcionamento neste ano lectivo. É já um factor de motivação na comunidade escolar. “As crianças estão motivadas porque é uma escola nova, entusiasmadas pelo início do novo ano escolar, e com os pais passa-se a mesma coisa. Vamos trabalhar numa nova filosofia que é um centro escolar que abrange 1ª ciclo, Jardim-de Infância e ATL. Trabalhamos todos em conjunto com funções diferentes é claro”, explicava Fátima Marnoto.

Para as associações de pais o dia permite alertar os pais para a importância de viverem a escola por dentro. Um esforço que deve caber às famílias mas também aos poderes públicos para perceberem o seu afastamento. Mário Oliveira, da Federação Regional de Associações de Pais e Encarregados de Educação de Aveiro reclamou, ainda, maior participação na tomada de decisões e na forma como se organiza a escola. Diz que era importante a activação dos Conselhos Gerais (CG).

"Somos a favor dos CG dos agrupamentos de escola. Está a haver défice de ouvir os conselhos gerais. As coisas fazem-se muito fora dos CG”, adianta o responsável pela Federação em declarações ao programa “Expresso da Manhã”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®