domingo, 2 de Novembro de 2025  23:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
09-11-2010

Nove homens já trabalham no piquete de prevenção do Serviço Municipal de Protecção Civil.


Já está em actividade o novo piquete de prevenção do Serviço Municipal de Protecção Civil de Estarreja. A função deste novo grupo ...

Já está em actividade o novo piquete de prevenção do Serviço Municipal de Protecção Civil de Estarreja. A função deste novo grupo é apoiar os Bombeiros Voluntários de Estarreja em diversas situações como incêndios florestais, fogos urbanos, inundações, seca, risco químico ou vento forte. Planeamento e preparação são palavras de ordem obrigatórias para a Protecção Civil, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Estarreja. A articulação entre as várias entidades “é fundamental para que haja respostas e com sucesso”. A criação deste Piquete de Prevenção “traduz o empenhamento da Câmara Municipal” havendo um “conjunto de acções específicas onde temos que responder, claramente na parte logística”.

O superior hierárquico dos BVE em serviço, face à situação concreta, aferirá da pertinência da intervenção do piquete. A ordem de comando parte sempre dos BVE, conforme explica o vereador da Protecção Civil, Diamantino Sabina. “Os bombeiros são sempre a primeira linha de socorro e a Protecção Civil é chamada depois da análise da situação no terreno pelo Comando dos BVE”.

Três equipas, constituídas por 3 elementos, num total de 9 colaboradores da autarquia, irão integrar o sistema de prevenção. As funções dos elementos do Piquete entroncam nas suas funções como funcionários públicos.

Presente na sessão de apresentação, o Adjunto do Comando dos BVE, Altino Silva, mostrou-se satisfeito com mais esta medida. A articulação com a autarquia é agora ampliada com a criação desta equipa de retaguarda, para que “o nosso trabalho seja concluído com êxito na protecção de pessoas e bens”. Altino Silva explicou que “muitas das vezes não temos os meios disponíveis”, como por exemplo “um simples sinal de trânsito e barreiras de sinalização”. Este piquete vem por isso “dar outra dinâmica à Protecção Civil”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®