domingo, 2 de Novembro de 2025  16:16
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
17-01-2011

União de Resistentes Antifascistas lembrou José Neves Amado.


O Núcleo de Aveiro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses quer homenagear o Aveirense José Neves Amado, antifascista, que ...

O Núcleo de Aveiro da União de Resistentes Antifascistas Portugueses quer homenagear o Aveirense José Neves Amado, antifascista, que esteve preso 15 anos no Campo de Concentração do Tarrafal. A URAP assinalou, ontem, o centenário do nascimento de José Neves Amado, figura ligada à luta pela Liberdade e a Democracia, marinheiro que sofreu, com a prisão, a repressão que se abateu sobre a Revolta dos marinheiros da Armada de 1936. Participando numa das acções de luta mais importantes contra o regime fascista, José Neves Amado, integra assim a galeria daqueles Aveirenses de inegável importância na História da Democracia.

José Neves Amado nasceu em Aveiro a 16 de Janeiro de 1911. Marinheiro, 2º Artilheiro, participa na Revolta dos Marinheiros em 8 de Setembro de 1936, tendo sido preso nessa data recolhendo à 1ª Esquadra. Foi transferido para a Cadeia Penitenciária em 18 de Setembro de 1936. Sendo julgado e condenado pelo Tribunal Militar Especial, foi deportado para Cabo Verde em 18 de Outubro de 1936, e internado no campo de concentração do Tarrafal de 29 de Outubro de 1936 até 13 de Maio de 1951, data da sua transferência para a enfermaria da Cadeia Penitenciária de Lisboa.

Após o 25 de Abril foi reintegrado na Armada, de onde se reformou com o posto de Sargento Ajudante. Agraciado com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade em 19 de Maio de 1999. Faleceu em princípios de Maio de 2004.

O Núcleo de Aveiro da URAP quer apresentar aos órgãos autárquicos, responsáveis pela toponímia, a proposta de atribuição a uma importante via da cidade o nome de José Neves Amado.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®