domingo, 2 de Novembro de 2025  10:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-04-2011

Equipa FC Portugal ganha dois troféus no RoboCup German Open 2011.


A equipa de futebol robótico FC Portugal, projecto conjunto da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Engenharia da Universidade do ...

A equipa de futebol robótico FC Portugal, projecto conjunto da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, arrecadou dois 2ºs lugares durante a participação no RoboCup German Open 2011, que se realizou em Magdeburgo, na Alemanha, entre 30 de Março e 3 de Abril. A equipa FC Portugal competiu nas Ligas de Simulação de Futebol Robótico 2D, onde marcou 111 golos e sofreu 7, e 3D, tendo marcado 43 e sofrido 4 golos. Em ambas as ligas foi Vice-Campeã Europeia.

A equipa FC Portugal é um projecto conjunto da Universidade de Aveiro e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que usa as competições de futebol robótico do RoboCup para desenvolver investigação em Coordenação de Equipas de Robôs. O projecto iniciou-se em 2000 e a equipa já ganhou dois campeonatos mundiais, cinco campeonatos europeus e conquistou mais de 15 outros troféus internacionais.

A Liga de Futebol Robótico Simulado 2D é a única em que cada equipa é constituída por 11 jogadores, com a possibilidade de utilização de um treinador, tal como no futebol real. As equipas jogam futebol entre si através de um simulador num ambiente de duas dimensões. Os jogadores e treinadores são agentes de software completamente autónomos e independentes, que, utilizando técnicas de Inteligência Artificial, devem cooperar com os outros elementos da equipa de modo a jogar futebol de forma eficiente.

A Liga de Simulação 3D é também uma competição de futebol robótico simulado, mas no 3D o modelo usado para o jogador é o do robô humanoide Nao e o ambiente simulado é, naturalmente, em três dimensões. Em 2011, pela primeira vez, foram jogados nesta liga jogos de nove contra nove.

O torneio deste ano contou com nove e quatro equipas no 3D e 2D, respectivamente, provenientes de sete países: Alemanha, EUA, França, Irão, Portugal, Reino Unido e Turquia.

A equipa FC Portugal 2D disputou 10 jogos, tendo marcado 111 golos e sofrido 7. A equipa FC Portugal 3D, por sua vez, disputou 12 jogos tendo marcado um total 43 golos e sofrido 4. Na competição 3D participaram equipas com excelentes resultados a nível mundial e europeu, tendo, a equipa FC Portugal obtido uma melhor posição do que a das equipas que ficaram em 1º e 2º no RoboCup German Open 2010.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®