domingo, 2 de Novembro de 2025  10:43
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-04-2011

Provas técnicas iniciam projecto de valorização empresarial do Pão-de-Ló de Ovar.


O Município de Ovar integra na carteira de projectos do programa Parcerias para a Regeneração Urbana da cidade de Ovar o Projecto de ...

O Município de Ovar integra na carteira de projectos do programa Parcerias para a Regeneração Urbana da cidade de Ovar o Projecto de Valorização Empresarial do Pão-de-Ló de Ovar, com um montante de investimento de aproximadamente 55 mil euros. Diz que é o reconhecimento da “importância histórica e de promoção do concelho”. Estruturado em três fases, este Projecto tem na criação da Associação de Produtores um dos seus momentos chave.

Está, neste momento, no terreno a Fase 1 do Projecto, tendo já sido realizadas reuniões e visitas aos produtores, no sentido de os sensibilizar para integrarem e participarem no projecto e a recolha de amostras para realização de uma prova técnica.

Com este enquadramento, realizou-se no passado dia 06 de Abril de 2011 a primeira Prova Técnica de Pão-de-Ló de Ovar, direccionada para os produtores de Pão-de-Ló do concelho e que marcou o inicio do processo de caracterização deste produto único, com a verificação dos factores comuns e das diferenças dos vários produtos analisados. Nesta primeira Prova Técnica de Pão-de-Ló de Ovar estiveram representados 16 produtores do Concelho.

Esta prova técnica consistiu numa apreciação das amostras apresentadas pelos diversos produtores participantes, sendo a sua avaliação efectuada através de diversos factores, nomeadamente, a observação do aspecto exterior da amostra (cor da crosta, aroma, altura e aparência), observação do aspecto da amostra depois de aberta (aroma, altura da crosta, quantidade/brilho/cor/viscosidade da parte húmida, quantidade/ brilho/cor/textura da parte seca), prova dos exemplares apresentados (consistência - quanto à leveza e humidade - e sabor - quanto à doçura e paladar a ovo cozido); adicionalmente, foi avaliada a exibição de outro sabor e o facto de a amostra se colar ao papel, sendo então feita a sua apreciação global, numa escala de 0 a 10 (sendo que 0 corresponde a “Péssimo”, 5 a “Aceitável” e 10 a “Excelente), determinando-se, assim, se a mesma é representativa do Pão-de-Ló de Ovar.

A coordenar as actividades esteve, em parceria com o Município, a Associação de Produtores de Pão-de-Ló de Ovar, com o apoio técnico da Universidade de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®