domingo, 2 de Novembro de 2025  10:42
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-05-2011

Élio Maia quer Aveiro no pelotão da frente da mobilidade eléctrica.


Élio Maia não teme novas críticas por estar a promover veículos eléctricos e hoje juntou-se à Peugeot Portugal e a MOBI.E, entidade ...

Élio Maia não teme novas críticas por estar a promover veículos eléctricos e hoje juntou-se à Peugeot Portugal e a MOBI.E, entidade coordenadora da Rede de Mobilidade Eléctrica, para o primeiro roadshow de automóveis eléctricos daquela marca em Aveiro. O autarca diz que importante é manter a cidade no pelotão da frente dos Municípios que querem estimular o uso de veículos eléctricos. “Queremos estar no grupo da frente e ao aderir ao MOBI.E cumprimos a nossa obrigação”, disse o autarca desvalorizando as críticas ouvidas no lançamento de uma viatura de outra marca há alguns meses. Na altura o autarca foi acusado de funcionar como “vendedor de automóveis” e hoje desvalorizou qualquer possível contestação lembrando que Aveiro vai ter uma das principais fábricas de baterias do grupo Nissan Renault.

A Rede Mobi.E é a única a nível mundial que permite, através de um único cartão, carregar o carro eléctrico, escolher o posto de abastecimento que mais convém e monitorizar o carregamento através do PC ou telemóvel e, ainda, pagar o consumo. Maria João Rocha, em representação da MOBI.E, admite que é preciso ganhar a confiança dos consumidores. Para já são passos tímidos mas no futuro serão passos seguros. “Acho que a aceitação é uma caminhada. As pessoas têm que ganhar confiança e tem que haver condições. Os primeiros passos são sempre mais tímidos. À medida que as pessoas forem aderindo, os preços irão baixar. A tendência é por a tecnologia ao serviço de um conceito de mobilidade irreversível”, disse a representante da MOBI.E.

Os veículos apresentados pela Peugot, o carro ION, e as bicicletas com baterias de iões de lítio, são o centro das atenções na mostra que passa por 25 cidades da rede piloto. No caso das bicicletas os preços variam entre os mil e os 2 mil euros e no caso dos carros, o preço rondará os 37 mil euros.

Jorge Magalhães, director de Comunicação da Peugeot Portugal, fala na venda de 12 carros num mês e meio. O objectivo é atingir os 100 veículos até final do ano. “Positiva. Como tudo o que está a nascer leva algum tempo. Notamos que há muita falta de informação por parte de clientes e empresas. Querem conhecer a tecnologia”, explica Jorge Magalhães.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®