domingo, 2 de Novembro de 2025  21:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-06-2011

Construtor de moliceiros diz que é preciso ensinar jovens a andar ao leme.


Depois de, em Fevereiro último, ter levado a cabo a reparação de um barco moliceiro no Museu-Estaleiro da Praia do Monte Branco, na ...

Depois de, em Fevereiro último, ter levado a cabo a reparação de um barco moliceiro no Museu-Estaleiro da Praia do Monte Branco, na Torreira, eis que o Mestre José Rito tem novamente, em mãos, mais um trabalho de restauro de um exemplar daquela que é a embarcação ex-libris da Ria de Aveiro.

O trabalho de reparação do barco moliceiro pode ser apreciado no Museu Estaleiro da Praia do Monte Branco, localizado a sul do núcleo urbano central da Freguesia da Torreira, junto à Ria, um espaço, propriedade da Câmara Municipal da Murtosa, que visa perpetuar e divulgar as artes tradicionais de construção de embarcações.

O Museu-Estaleiro da praia do Monte Branco, na Murtosa, é um dos poucos locais onde ainda trabalham carpinteiros navais à moda antiga. Um dos últimos mestres ocupa-se, por estes dias, do restauro e construção de embarcações tradicionais da Ria. José Rito aprendeu a arte com os mais antigos e diz que a construção não é o maior problema. Mais dramático é assegurar a navegação. “O mal está em navegar o moliceiro. Nós somos a última geração que andou ao moliço. Era bom que a malta nova aprendesse a andar ao leme”, adianta José Rito.

No âmbito do protocolo, formalizado em 2009, com a Câmara Municipal, o Mestre José Rito - o único que, actualmente, exerce de forma permanente a arte da construção de moliceiros e bateiras, na área do Concelho da Murtosa - ocupa o espaço do estaleiro, onde executa o trabalho de construção e reparação de barcos, e, mediante a solicitação de escolas e grupos organizados, dá a conhecer os vários aspectos associados à arte que exerce. O Museu-Estaleiro está, de igual modo, aberto a todos aqueles que queiram observar os processos de construção e reparação das embarcações.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®