domingo, 2 de Novembro de 2025  20:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
22-08-2011

Autarquia responsabiliza INAG pela não atribuição de bandeira azul e vai pedir contas.


A Câmara da Murtosa admite pedir responsabilidades ao Estado pela não atribuição da Bandeira Azul e diz que tem um parecer jurídico ...

A Câmara da Murtosa admite pedir responsabilidades ao Estado pela não atribuição da Bandeira Azul e diz que tem um parecer jurídico que aponta para responsabilidades do INAG. Em comunicado, a autarquia revela que solicitou um parecer jurídico a Dário Matos, “o qual concluiu que foi a falta de cumprimento pelo INAG do calendário estipulado no Decreto-Lei nº 135/2009 que impediu que a Bandeira Azul tivesse sido atribuída à Praia da Torreira”.

Ainda de acordo com o mesmo parecer “resultou, pois, para o município um prejuízo decorrente do incumprimento pelo INAG duma norma legal o que poderá originar a responsabilidade civil extra contratual do Estado".

Segundo a autarquia esse Decreto “refere que cabe ao Instituto da Água (INAG), por proposta da Administração da Região Hidrográfica (ARH) com jurisdição na zona balnear, o estabelecimento de um calendário de monitorização da zona balnear, sendo da responsabilidade da ARH, respectiva, a sua concretização”. Para a autarquia liderada por Santos Sousa em causa está, recorde-se, não a qualidade da água balnear, que, como reconheceu a Quercus ao atribuir o galardão de “Qualidade de Ouro” à Praia da Torreira, é excelente, mas sim a não conformidade do calendário das análises de 2010 com o disposto na directiva comunitária 2006/7/CE, transposta para a legislação nacional pelo Decreto-Lei 135/2009, de 3 de Junho, que impõe um máximo de 30 dias entre análises consecutivas.

O calendário de análises de 2010 para a praia da Torreira apresenta, num caso, 34 dias, e no outro 35 dias entre análises consecutivas, não cumprindo, desta forma, o disposto nos diplomas legais supracitados e, consequentemente, o critério 7 da Bandeira Azul. Para a CMM “algumas entidades, nomeadamente o INAG e a ARH Centro, tornaram públicas declarações em que tentaram “sacudir a água do capote”, não assumindo, como já foi referido, as suas responsabilidades. O parecer pedido pela Autarquia vai ser levado ao conhecimento daquelas entidades e a Câmara decidiu “hastear a bandeira de Praia Dourada na Praia da Torreira, reconhecimento da Quercus que atribuiu a distinção de qualidade de ouro à Praia da Torreira, pela excelência da sua água balnear”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®