domingo, 2 de Novembro de 2025  12:55
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
13-09-2011

Universidade Sénior da FPS reúne uma centena de alunos e professores em novo ano.


A Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo abriu ontem o novo ano lectivo com uma centena de alunos e professores envolvidos no ...

A Universidade Sénior da Fundação Prior Sardo abriu ontem o novo ano lectivo com uma centena de alunos e professores envolvidos no projecto. As novidades passam por aulas de Show cooking, da responsabilidade da Confraria Gastronómica do Bacalhau, e pela utilização das instalações na Quinta da Remelha como espaço de agricultura. Cada aluno, que manifeste interesse, terá uma horta a seu cargo para poder cultivar o que pretender. Proposta deixada pelo presidente da Fundação Prior Sardo, Hugo Coelho, num discurso bem-humorado. “Foi pedido pelos alunos e aqui temos o espaço. As pessoas podem cultivar o que pretenderem desde que seja legal. Há umas ervas que não são legais. Tem que ser dentro da legalidade”, afirmava o dirigente da IPSS na abertura do ano.

O pároco da Gafanha da Nazaré esteve na sessão de abertura para dizer que as coisas simples da vida muitas vezes são a chave da felicidade. “Muito mais importante do que as instalações ou os recursos materiais são as pessoas e a vida que as pessoas são capazes de partilhar”, adianta o padre Francisco Melo.

Ribau Esteves deixou uma mensagem de confiança no futuro mesmo com todas as condicionantes conhecidas e pelas surpresas diárias. “Não há volta a dar. Temos que usar cada segundo do presente para condicionar o que o futuro vai trazer. Esta universidade é essa garantia de que acreditamos no futuro e que queremos tirar dele o máximo proveito”, sublinhava o autarca de Ílhavo.

Para os alunos a Universidade é um espaço especial. José Sarabando, doente oncológico, diz que foi encontrar em Remelha o espaço para viver a vida de forma positiva. “Fui militar, trabalhei com gás e nas pesquisas de petróleo e considero-me um homem do mundo. Aposentei-me devido à minha doença e isto ajudou-me a vencer essa crise. O convívio com colegas e professores é digno de elogios. Respeito estas pessoas que têm amor à causa. A professora de inglês diz que somos os meninos dele e nós dizemos que ela é a nossa menina. É voltarmos a ser pequeninos, a conviver, e uma troca de saberes muito grande, conclui José Sarabando.

A apresentação do programa lectivo e dos professores da Universidade Sénior está marcada para dia 21 de Setembro. No dia 28 de Setembro haverá passeio de Moliceiro pela Ria de Aveiro e no dia 29 de Junho de 2012 o encerramento do ano lectivo no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®