domingo, 2 de Novembro de 2025  05:04
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
28-09-2011

Parque da Ciência e Inovação “imparável” sem dependência do Orçamento de Estado.


2012 será ano de obra no Parque da Ciência e Inovação e 2013 marca o arranque da operação. A garantia foi deixada esta manhã pelo ...

2012 será ano de obra no Parque da Ciência e Inovação e 2013 marca o arranque da operação. A garantia foi deixada esta manhã pelo presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro na cerimónia do 1º ano da escritura do PCI. Ribau Esteves garante aumento do financiamento comunitário e obra no terreno dentro de pouco mais de um ano. “Para deixar claro que o PCI está vivo e a trabalhar com as oportunidades e as dificuldades. Não há dependência do orçamento de Estado”, sublinha o autarca de Ílhavo. Ainda segundo Ribau Esteves, o parque não depende do Orçamento do Estado nem da banca, acautelada com envolvimento de duas instituições como accionistas.

O Reitor da UA destaca o envolvimento dos accionistas (19 ao todo), incluindo oito empresas, a apresentação do portfólio de competências e serviços do PCI agendada para 21 de Outubro, na Universidade de Aveiro. Manuel Assunção diz que se trata de uma nova aposta da UA na relação com o tecido empresarial.“Representa um novo vector da UA para a transferência de tecnologia e para a interacção com as empresas”.

O PCI promoverá o acolhimento de empresas de alta intensidade tecnológica, unidades de investigação de empresas, incubadoras de empresas, organismos de investigação, desenvolvimento e inovação e entidades de formação avançada e similares que, através da consolidação e potenciação das consequentes sinergias, estimulem o desenvolvimento sócio-económico da região e do país.

O PCI será assim um instrumento de apoio às estratégias de competitividade e desenvolvimento intensivas em conhecimento científico e tecnológico, designadamente as promovidas pelas Autarquias da Região.

O PCI terá a sua sede no extremo do Campus da UA, no município de Ílhavo. Com uma área total de 35 hectares, o PCI compreenderá três pólos fundamentais: o da ciência, o da experimentação e o empresarial, permitindo, deste modo, a instalação de empresas de base tecnológica, a implementação de um espaço dotado de equipamentos de uso comum, um espaço de incubação e uma design factory (um conceito com inspiração finlandesa que procura integrar diferentes saberes e actores com vista à criação de iniciativas inovadoras).

A Sociedade é constituída pela UA, a Comunidade Intermunipal da Região de Aveiro (CIRA), câmaras de Ílhavo e Aveiro, Portus Park, Inovaria, Associação Industrial do Distrito de Aveiro, Associação Nacional de Jovens Empresários e pelas empresas Durit, Martifer, Visabeira, PT Inovação e Caixa Geral de Depósitos.

O Parque de Ciência e Inovação ficará localizado na Coutada, entre Aveiro e Ílhavo e ocupará 35 hectares (30 no município de Ílhavo e cinco em Aveiro).


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®