domingo, 2 de Novembro de 2025  05:34
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-09-2011

Bicampeão mundial de ornitologia promete mais medalhas.


O pardilhoense Fernando Domingues, bicampeão mundial de ornitologia, vai participar na próxima edição do Campeonato Mundial, agendada ...

O pardilhoense Fernando Domingues, bicampeão mundial de ornitologia, vai participar na próxima edição do Campeonato Mundial, agendada para Janeiro de 2012, em Espanha. Admite levar 20 aves e sonha com 8 medalhas. Este jovem é já considerado referência no campo dos exóticos africanos, a sua especialidade.

A história de paixão entre Fernando e os bicos-de-lacre – espécie africana de pequeno porte, bico vermelho e plumagem cinzenta – começou bem cedo ainda na sua infância, com a tentativa bem sucedida de salvamento de bicos-de-lacre bebés. Tinha em casa 3 pássaros desta espécie, oferecidos pelo seu avô, e coincidentemente encontrou e levou para casa um ninho que tinha sido abandonado. “As adultas adoptaram os 2 pequenos que sobreviveram e criaram-nos. No ano seguinte começaram a produzir”, lembra.

Uma ligação que foi fortalecendo e culminou no início deste ano com a conquista do título de campeão do mundo em equipas (grupo de 4 aves o mais homogéneas possíveis). Mas foi em 2001 que arrecadou o primeiro título mundial, ao sagrar-se Vice-campeão do Mundo. “Aos 16 anos, quando todos julgavam impossível, fui Vice-campeão do mundo e tornei-me no mais jovem medalhado na história dos campeonatos do mundo”, conta.

Em 2010 conquistava a Medalha de Ouro, na classe F2-33, com uma equipa de bicos-de-lacre, e uma Medalha de Prata, na classe F2-34 com um individual da mesma espécie. 2011 foi o ano da consagração com o renovar do título mundial em equipas F2-33.

Em 2012, no maior evento ornitológico, que reúne as melhores aves, provenientes dos melhores criadores do globo, Fernando vai partir à conquista de 8 medalhas.

Licenciado em Comunicação e Relações Públicas, este jovem aliou a paixão à ornitologia à sua área de formação. Criou a “Magazine Ornitológico”, “a primeira revista em Portugal totalmente profissionalizada dedicada à ornitologia desportiva”, que comemora um ano em Outubro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®