domingo, 2 de Novembro de 2025  10:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-09-2011

Coração é fonte de preocupação pela prevalência de factores de risco.


Aveiro segue a tendência do resto do país. O coração continua a matar em Portugal e é a segunda causa de morte devido a muitas ...

Aveiro segue a tendência do resto do país. O coração continua a matar em Portugal e é a segunda causa de morte devido a muitas patologias associadas. Os especialistas salientam a prevalência de alguns factores de risco e admitem que é preciso um combate mais intenso.

Mesquita Bastos, cardiologista no hospital de Aveiro, diz que o coração está a precisar de cuidados. “O coração dos aveirenses está como o dos restantes europeus. É uma das principais causas de incidência de doença. A principal causa de mortalidade em Portugal é o avc, infelizmente somos líderes na Europa, logo a seguir vêm as doenças cardiovasculares (enfarte de miocárdio e angina de peito). Para reverter é preciso controlar factores de risco. Estamos a falar de obesidade, tabagismo, álcool, stress, ausência de exercício e de colesterol elevado. No caso da herança genética não podemos mexer”, adianta Mesquita Bastos por ocasião do Dia Mundial do Coração. A Sociedade Portuguesa de Nefrologia lembra que a “tendência de maior consumo de sal pode afectar a saúde do sistema cardiovascular e consequentemente do rim”.

O sódio, presente no sal de cozinha e nos alimentos industrializados, é um dos principais factores de risco para a hipertensão. Embora os rins sejam fundamentais na eliminação do excesso de sódio ingerido, quando estes não funcionam, a sua capacidade para filtrar e eliminar o excesso de sal é limitada.

A OMS recomenda um consumo diário até 5g de sal (o equivalente a 2g de sódio) e, para tal, devem ser verificados os teores de sódio nos alimentos e consumir aqueles com menor valor.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®