domingo, 2 de Novembro de 2025  18:54
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-11-2011

Baixo Vouga Lagunar suporta projecto-piloto de programa europeu.


O Baixo Vouga Lagunar constitui uma das áreas em estudo no âmbito do programa "INTERREG IV-C", designado por "F:acts". Para o próximo ...

O Baixo Vouga Lagunar constitui uma das áreas em estudo no âmbito do programa "INTERREG IV-C", designado por "F:acts". Para o próximo dia 9 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Estarreja, às 14h30, está marcado um encontro do grupo de trabalho europeu que está a desenvolver o projecto. Para além dos elementos que integram o grupo estarão ainda presentes diversas entidades, nomeadamente as autarquias de Estarreja, Aveiro e Albergaria-a-Velha e organizações da região.

O foco do projecto incide sobre as questões associadas à resiliência face às alterações climáticas através de uma abordagem territorial e integrada. Pretende preparar e adaptar o conhecimento disponível, em estudos e publicações, para a definição de estratégias territoriais e soluções concretas e práticas para adaptação às alterações climáticas.

Foram escolhidas cinco áreas sensíveis, localizadas em países europeus, para constituírem os projectos-piloto desta acção.

Para a implementação do projecto-piloto português a escolha recaiu sobre o Baixo Vouga Lagunar, um território que se encontra ameaçado quer pela intrusão de água salina, quer pelas cheias que têm vindo a afectar os terrenos agrícolas, comprometendo aquela paisagem, tal como a conhecemos hoje. A área de intervenção compreende 4.600 ha, abrangendo os Concelhos de Estarreja, Aveiro e Albergaria-a-Velha, sendo uma reivindicação comum da Região da Aveiro a continuação do dique e o aproveitamento agrícola e ambiental.

No total estão envolvidos 14 parceiros, com origem em oito países diferentes da União Europeia (Portugal, Espanha, Holanda, Bélgica, Lituânia, Grécia e Bulgária), sendo a representação portuguesa assegurada pela Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano e pela Direcção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

A realização este encontro inter-regional, o 9.º encontro do projecto, ficou a cargo da organização portuguesa, tendo-se como objectivo divulgar as estratégias portuguesas de adaptação às alterações climáticas que, ao nível territorial, têm vindo a ser implementadas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®