domingo, 2 de Novembro de 2025  18:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
30-11-2011

PCP pede revogação da desactivação da Linha do Vouga.


O PCP entregou, ontem, na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao Governo que “revogue de imediato a ...

O PCP entregou, ontem, na Assembleia da República um projecto de resolução que recomenda ao Governo que “revogue de imediato a desactivação do serviço de passageiros da linha do Vouga” e que “elabore, ouvidos os municípios envolvidos, a um Plano de Requalificação e Modernização da Linha do Vale do Vouga”.

Hoje, em Águeda, realizou uma acção de contacto com a população, distribuindo um comunicado divulgando esta iniciativa em que recomenda a revogação imediata da desactivação do serviço de passageiros conforme consta do Plano Estratégico dos Transportes. Exige a requalificação e modernização desta Linha.

A Linha do Vouga, centenária, constitui para o PCP “factor de desenvolvimento, estratégico e de mobilidade sustentável da Região de Aveiro, nomeadamente entre dois dos principais pólos, Aveiro e Águeda”.

Esta Linha Vouga tem uma extensão de cerca de 97Km, onde se distinguem claramente dois ramais que passam por importantes aglomerados populacionais, como Aveiro/Águeda e Albergaria-a-Velha/Oliveira de Azeméis/ S. João da Madeira/ Santa Maria da Feira/Espinho.

Segundo o PCP, os valores dos fluxos na Linha do Vouga situavam-se, em 2009, na ordem dos 1.400 passageiros/dia, nos dois sentidos, entre Aveiro e Águeda. Ao longo da linha do Vouga circula também a linha 2 da MoveAveiro, transportando diariamente cerca de 1.000 passageiros a qual complementa a Linha do Vouga para a periferia no Concelho de Aveiro.

Na recomendação, o PCP alerta para o facto do único elemento quantitativo patente no Plano de Transportes, relativo ao custo utente por Quilómetro, referir-se a 2008, “dados anteriores ao trabalho desenvolvido pela REFER”. Depois dessa data já houve reforço de ligações de hora a hora, num total de 11 em cada sentido, no troço Aveiro/Sernada e o ajustamento dos horários às necessidades das populações e aos horários dos serviços com resultados positivos traduzidos num aumento em 30% do número de utilizadores habituais, o que em 2010 representou 610 mil passageiros.

Os Deputados Jorge Machado, Bernardino Soares, António Filipe, João Oliveira, Bruno Dias e João Ramos assinam um documento em que pedem a elaboração, “ouvidos os municípios envolvidos”, de “um Plano de Requalificação e Modernização da Linha do Vale do Vouga, até Maio de 2012, mantendo a sua concessão e exploração com carácter público”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®