domingo, 2 de Novembro de 2025  10:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
21-04-2010

Cooperativa de Anadia aposta na formação



A Cooperativa Agrícola de Anadia tem vindo a apostar fortemente na Formação Profissional. Quem o garante é Manuela Ferreira, presidente da direcção da Cooperativa anadiense.
Em parceria com a Confagri (Confederação Nacional das Federações Cooperativas Agrícolas de Portugal) tem desenvolvido cursos na área da vinha, viticultura, poda da vinha, produção integrada e aplicação de produtos fitofarmacêuticos.
Segundo revela, a experiência começou no ano de 2005, e tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos.

Cursos. De facto, são os Cursos de Aplicação de Fitofarmacêuticos que estão na ordem do dia, sendo muito procurados pelos agricultores. Tal facto deve-se à legislação que entrou em vigor em 2005 e que determina que até 31 de Dezembro de 2010, os agricultores, para poderem manusear e aplicar pesticidas, devam dispor de certificado de frequência com aproveitamento do Curso de Formação de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos, encontrando-se isentos os aplicadores com idade superior a 53 anos de idade à data da publicação do referido diploma (21/10/2005).
Este diploma estabelece também a obrigatoriedade de efectuar a recolha das embalagens vazias de pesticidas e entregá-las num centro de recepção autorizado, como por exemplo no estabelecimento de produtos fitofarmacêuticos da Cooperativa, onde pode encontrar um técnico que lhe dará todos os aconselhamentos sobre os produtos a utilizar para determinada cultura.
Inscrições abertas. Encontram-se abertas, na Cooperativa, inscrições para frequentar o curso de formação.
Com o intuito de dar resposta às elevadas inscrições de modo a que todos possam adquirir esta formação, a Cooperativa tem agendado um plano de formação que contempla uma grande quantidade destes cursos já a começar brevemente.
Os cursos são financiados pelo Estado e cada curso é composto por 50h de formação teórica e prática, sendo ministrados por técnicos credenciados. O objectivo dos cursos é o de preparar os agricultores, dando conhecimentos teóricos e práticos sobre a aplicação segura de produtos fitofarmacêuticos, de forma a reduzir os perigos e os riscos para a saúde e o ambiente.
Os produtos fitofarmacêuticos são substâncias ou preparações utilizadas para proteger as plantas do ataque de doenças, pragas e infestantes, mas podem ser perigosos se forem usados de forma errada.
Manuela Ferreira, salienta que se tem notado uma grande sensibilização por parte dos agricultores para a utilização segura de pesticidas, levando assim à preservação do ambiente e de todos os produtos que chegam ao consumidor final.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®