domingo, 2 de Novembro de 2025  07:52
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-05-2010

Mealhada adere ao projecto “Nós Baixo Mondego 2010”



O Município da Mealhada/Rede Social da Mealhada e o Centro de Formação Profissional de Coimbra estão a levar a cabo acções de formação profissional para adultos, dirigidas a funcionários das IPSS’S concelhias e da Câmara Municipal, no quadro de um plano formativo elaborado a partir da identificação, através do Grupo Temático dos Equipamentos Sociais, das várias necessidades formativas .
Trata-se do Plano Formativo Concelhio 2010, um conjunto de acções de formação modelar, que teve início no passado dia 18, na Casa do Povo de Vacariça (tema “Ética e Deontologia”, frequentada por 20 formandas) e no Jardim de Infância de Sant’Ana (“Acompanhamento de Crianças – Desenvolvimento Infantil”, com 18 formandas), e está previsto terminar a 17 Junho de 2010.
Oportunamente serão agendadas novas acções, que serão administradas em várias IPSS’S concelhias.
A Formação Modelar assume-se como uma modalidade de formação que promove a dupla certificação e organiza-se com base em unidades de formação de curta duração, inseridas em referenciais de formação constantes do Catálogo Nacional de Qualificações, visando responder a necessidades concretas de formação dos activos empregados e desempregados, tendo por base a Portaria n.º 230/2008, de 7 de Março, que define o regime jurídico dos Cursos de educação e Formação de Adultos e das Formações Modulares.
Dirige-se particularmente a adultos com idade igual ou superior a 18 anos, sem a qualificação adequada para efeitos de inserção ou progressão no mercado de trabalho, e procura criar condições para o desenvolvimento de um processo formativo adaptado ao ritmo individual das aprendizagens e a um acompanhamento personalizado do formando.
O grande objectivo é preparar cidadãos mais dinâmicos e interventivos nas organizações e nas comunidades em que se inserem, considerando que os contextos de trabalho exigem, cada vez mais, capacidades de autonomia, iniciativa, trabalho em equipa, resolução de problemas e aprendizagem ao longo da vida, que permitam o desenvolvimento do formando, de uma forma integrada, nas vertentes dos saberes, pessoal e social.
O Plano Formativo Concelhio 2010, contem acções formativas durante o corrente ano, as quais serão administradas nas várias IPSS’S concelhias (a designar).
As primeiras acções tiveram início no dia 18 de Maio 2010, na Casa do Povo de Vacariça (Ética e Deontologia com 20 formandas) e no Jardim de Infância de Sant’Ana (Acompanhamento de Crianças – Desenvolvimento Infantil com 18 formandas). Estas acções irão terminar a 17 Junho de 2010. Posteriormente serão agendadas novas acções.
Projecto Nós Baixo Mondego 2010 – fóruns na Mealhada a 15 de Junho
Entretanto, o Município de Mealhada/Rede Social de Mealhada e a Rede Europeia Anti – Pobreza de Coimbra, efectuaram parceria, para o desenvolvimento do projecto “Nós Baixo Mondego 2010”, no âmbito de uma candidatura ao Programa Ano Europeu Para o Combate à Pobreza e Exclusão Social/Eixo n.º 3, que tem, também, como parceiros as Redes Sociais de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho, Penacova e Soure.
O projecto “Nós Baixo Mondego 2010” tem por objectivo promover, até Dezembro de 2010, o debate e a mobilização, para a participação da comunidade em geral de 10 concelhos da Plataforma Supra Concelhia do Baixo Mondego, com recurso ao reforço positivo e promoção de competências, para um efectivo combate à pobreza e exclusão social.
O projecto contempla uma outra área de intervenção, junto dos dirigentes institucionais e executivos das autarquias (líderes políticos), na perspectiva de trabalhar as relações inter-institucionais e inter-concelhias, para a promoção de parcerias efectivas.
A primeira iniciativa, no âmbito deste projecto, decorreu no dia 10 de Maio no Museu da Pedra, em Cantanhede. Tratou-se de um workshop para dirigentes institucionais e líderes políticos, subordinado ao tema “Juntos no Processo de Inclusão Social”.
Este encontro teve por objectivo dar a conhecer as metodologias do trabalho em rede e em parceria, as quais poderão ser utilizadas no combate à pobreza a nível local, e promover a discussão em torno das estratégias a adoptar na sua aplicação.
No dia 15 de Junho de 2010, irão decorrer no concelho de Mealhada, dois fóruns intitulados “Pequenos Passos Geram Progressos”, dirigidos a técnicos de intervenção social e a pessoas em situação de pobreza e exclusão social.
Aos técnicos, pretende-se fornecer instrumentos que reforcem o empowerment e a motivação, numa lógica de reforço positivo, com uma forte componente prática.
Quanto às pessoas em situação de pobreza e exclusão social, pretende-se promover a aquisição de competências pessoais e sociais, empowerment e iniciativa. Por forma a cada pessoa ser o principal agente da sua própria mudança.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®