domingo, 2 de Novembro de 2025  18:47
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
25-06-2010

Espólio do compositor Frederico de Freitas vai para a UA




A Universidade de Aveiro (UA) anunciou que vai assinar a 1 de julho um protocolo com Elvira de Freitas, filha de Frederico de Freitas, para receber o espólio do compositor português.

Em declarações à Lusa, Helena Marinho, docente do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da UA, realçou a importância deste espólio, pelo facto de Frederico de Freitas, falecido há 30 anos, ter tido “uma vida e uma carreira que tocou muitos aspetos da música e da cultura portuguesa no século XX”.

“Houve uma relação de proximidade e de amizade com a família, que acabou por levar a que a UA fosse escolhida como depositária do espólio o que muito nos honrou”, referiu a responsável pelo processo.

Segundo Helena Marinho, o espólio de Frederico de Freitas é composto por partituras, correspondência, fonogramas, fotografias e diverso material pessoal do compositor e vai ser sujeito a um “processo de tratamento e recuperação”, logo que seja transferido para a UA.

“Alguns materiais são muito frágeis e estão em mau estado de conservação, porque têm sido guardados pela filha em casa e têm estado sujeito aos malefícios do tempo”, explicou a docente.

Depois de catalogado e devidamente tratado, o espólio deverá passar a constituir parte do acervo da biblioteca da UA, ficando disponível para o estudo e divulgação a nível nacional e internacional.

O protocolo para a doação do espólio será assinado no dia 1 de julho, pelas 15:30, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, em Lisboa, com a presença da filha e familiares do compositor.

A cerimónia conta ainda com as intervenções de Henrique Luz Fernandes e do musicólogo e intérprete Alexandre Delgado, terminando com um pequeno concerto de obras de Frederico de Freitas, interpretadas por Isabel Alcobia (canto), Vasco Barbosa (violino) e Helena Marinho (piano).

Frederico de Freitas (1902-1980) foi compositor, maestro, investigador, ensaísta e esteve ligado ao início da indústria fonográfica em Portugal.

Enquanto compositor, manifestou uma invulgar versatilidade ao abordar praticamente todos os géneros musicais desde a música religiosa e de ópera, ao teatro ligeiro e música de filmes, sendo da sua autoria a banda sonora de obras como “A Severa” – o primeiro filme português sonoro – e “O Pátio das Cantigas”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®