domingo, 2 de Novembro de 2025  21:49
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-09-2010

Exemplo da Batalha do Buçaco aplicado ao presente



O exemplo dos portugueses que, há 200 anos, ao lado dos aliados ingleses, e comandados pelo general Wellesley, se superaram, vencendo os soldados do Marechal Massena, deve ser reinterpretado à luz dos dias de hoje, altura em que o país atravessa um momento de grave crise. “Devemos seguir o exemplo dos bravos soldados que aqui se bateram, o exemplo de fraternidade e solidariedade dos frades carmelitas descalços, e dizer como o Moleiro de Sula: «eles [exército francês] não hão-de passar». O povo português irá dizer, com certeza, que a crise não nos vai dominar. Tudo faremos para que ela volte para trás”, afirmou convicto o presidente da Câmara da Mealhada, Carlos Cabral, no âmbito das cerimónias militares e protocolares do bicentenário da Batalha do Buçaco, presididas pelo presidente da República, na última segunda-feira, 27 de Setembro. Neste dia em que passavam exactamente 200 anos sobre a célebre batalha, também Cavaco Silva, junto ao monumento comemorativo da mesma, invocou o exemplo dos portugueses que, “no passado, souberam sempre vencer a adversidade e decidir, em liberdade, o seu próprio futuro como Nação soberana e independente”. “Também hoje, para vencer os grandes desafios que enfrentamos, dependemos sobretudo da nossa determinação e do nosso esforço colectivo. Temos o dever, perante os nossos antepassados e perante nós próprios, de nos unirmos em torno de soluções corajosas, justas e responsáveis, que permitam assegurar um futuro de desenvolvimento, segurança e bem-estar para Portugal”, concluiu o Chefe de Estado.
Antes ainda de presidir às cerimónias, Cavaco Silva foi recebido no Palace Hotel do Buçaco, onde lhe foi entregue pelo autarca da Mealhada, a medalha de prata comemorativa do bicentenário.
Esta cerimónia insere-se num conjunto de iniciativas que a Câmara Municipal tem vindo e continuará a realizar, evocando, como afirmou o autarca, “uma data sagrada para a população do concelho da Mealhada, que ficou profundamente marcada e que ainda hoje perdura”.
Oriana Pataco
oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®