domingo, 2 de Novembro de 2025  15:56
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
16-09-2010

Tribunal Judicial na Câmara




O Tribunal Judicial de Oliveira do Bairro pode mudar, temporariamente, de instalações para o 3.º piso da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro. Outra hipótese passa pela transferência das instalações para Anadia ou para contentores. Contudo, o juiz presidente da Comarca do Baixo Vouga, Paulo Brandão, já deu a anuência para a mudança para a Câmara, que, agora, carece de aprovação pelas instâncias superiores.

A possibilidade de retirada dos serviços judiciais surge, uma semana depois do tribunal e das conservatórias terem ficado inundadas, devido às obras de remodelação que estão a ser efectuadas no edifício.

De acordo com o presidente da Câmara de Oliveira do Bairro, Mário João Oliveira, o empreiteiro, que está a remodelar o edifício público (exterior e zonas comuns), destelhou o edifício e não terá acautelado a sua rápida cobertura e nesse impasse choveu. Esta demora, segundo o juiz presidente da Comarca do Baixo Vouga, terá resultado num desentendimento entre o empreiteiro e o dono da obra (Câmara Municipal de Oliveira do Bairro). Contudo, o empreiteiro não só nega os desentendimentos, como a existência de incidentes no decurso da empreitada.

Situação grave. Paulo Brandão considera a situação muito grave, explicando que “chovia dentro do tribunal como na rua, enquanto havia uma discussão entre técnicos. As discussões podem acontecer, mas é importante preservar os serviços”.
O juiz presidente afirma estar preocupado com a possibilidade de voltar a chover. É que ,“uma semana após o edifício ter sido destelhado, não está salvaguardada a cobertura. Está tudo ao ar livre. Se voltar a chover [o Instituto de Meteorologia prevê precipitação para hoje, quinta-feira] temos de suspender todos os serviços”. “O mais grave é que o Tribunal de Família e Menores está ligado informaticamente a este”, acrescenta.

Paulo Brandão faz questão em referir que tem tido, do presidente da Câmara, toda a atenção e disponibilidade. “O presidente da Câmara tem sido incansável e inexcedível, uma vez que nada disto é da responsabilidade da Câmara”, sublinhando que “as obras foram mal calendarizadas e que o empreiteiro vai ter dificuldades em terminá-las dentro do prazo de dois meses”.

Encargos. Mário João garante que a responsabilidade é do empreiteiro, que tem um caderno de encargos para cumprir, sublinhando que “não é uma situação responsável destelhar o edifício sem acautelar a sua cobertura”.
Afirma que “a obra tem sido acompanhada em pleno pela fiscalização da autarquia e temos sido bastante exigentes”, sublinhando que “o empreiteiro é o responsável por todos os prejuízos ocorridos no tribunal. “Uma coisa é certa: a Câmara é que não vai pagar”, garantiu, dando a conhecer que já enviou vários ofícios ao empreiteiro.

O autarca afirma ainda que também já disponibilizou a antiga Escola Primária para receber as Conservatórias.

Responsabilidades. Para o presidente da Delegação dos Advogados de Oliveira do Bairro, Jorge Mendonça, “as infiltrações não podem ser imputadas à aleatoriedade das condições climatéricas, mas sim à clara ligeireza com que estão a ser executadas as obras de reabilitação do edifício público”. “Uma responsabilidade que tem de ser directamente imputada a quem, imprevidentemente, permitiu que se avançasse para uma operação de destelhamento do edifício, sem acautelar a possibilidade de queda de precipitação”.

Sem incidentes. Catarina Brás, da empresa Arada – Engenharia e Gestão de Empreitadas, em Vagos, garante que o caderno de encargos está a ser cumprido e que não há qualquer tipo de incidentes. “Não há qualquer reclamação formal da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.”

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®