domingo, 2 de Novembro de 2025  23:36
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
07-10-2010

Anadia: Preocupação com AEC levada à Assembleia Municipal



Continua num impasse a situação das AEC no concelho de Anadia, o que está a causar grande preocupação e transtorno aos encarregados de educação. O desassossego de pais e alunos foi transmitido pelo deputado do CDS/PP, Tiago Castelo Branco, ao presidente da Câmara, na última Assembleia Municipal (AM), realizada quinta-feira. O deputado centrista quis saber “o que levou a autarquia, inusitadamente e só no início do ano lectivo, a deixar de assumir as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC)”, situação que “está a prejudicar seriamente centenas de alunos e as suas famílias”. Tiago Castelo Branco considera que “o problema não tem de ser varrido para debaixo do tapete”, e que “os munícipes estão alarmados – deixando inclusive alguns pais de ir trabalhar porque têm de ficar com os filhos – e não têm resposta para algo que a Câmara sempre assumiu até agora”.
Litério Marques não se escusou a responder, afirmando que “a Câmara não tem o dever de fazer as AEC”. “Se o fez foi porque entendeu que tinha condições. Quando estas deixaram de existir, deixou de as fazer”, explicou o presidente, adiantando que a ministra da Educação e a directora regional “foram avisadas atempadamente de que não tínhamos condições”. “Não havendo resposta, é porque teriam alternativas. Esta questão é da responsabilidade do Ministério”, frisou ainda.
Foi então a vez do deputado social-democrata Dino Rasga afiançar que “a situação não se arrastará por muito mais tempo, por isso os encarregados de educação não devem estar preocupados”. “Há IPSS [em Anadia, Mogofores e Paredes do Bairro] que assumiram esta responsabilidade; outras entenderam não ter condições, mas estão a apoiar neste período transitório,  ficando com as crianças das 15h30 às 17h30.” Dino Rasga incitaria ainda o deputado do CDS/PP a avançar com o nome das escolas onde os pais deixam de ir trabalhar devido a esta situação, mas isso viria a ser esclarecido à margem da Assembleia Municipal.
JB apurou entretanto, junto do presidente do Agrupamento de Escolas de Anadia, Luís Santos, que o acordo com a Universidade de Aveiro estará concluído a tempo “do início das AEC no dia 11 de Outubro”. Até lá, “as situações ficam asseguradas como até aqui”.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®