domingo, 2 de Novembro de 2025  11:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
01-10-2010

Três centenas de figurantes recriam episódios vividos em Aveiro



Cerca de três centenas de figurantes vão recriar no dia 05 de Outubro alguns momentos que ilustram como se manifestou a implantação da República em Aveiro, numa iniciativa promovida pela autarquia.

Esta acção, que conta com a participação de 30 associações culturais e recreativas do concelho, incluindo bandas, ranchos folclóricos, corais e fanfarras, tem como finalidade trazer à memória dos aveirenses “excertos do que aconteceu há 100 anos em Aveiro”.

O projecto “Aveiro nas Páginas da República” foi elaborado a partir do artigo “Notas sobre a Implantação da República em Aveiro e seus antecedentes” escrito por Eduardo Cerqueira.

As actividades vão decorrer entre as 11:00 e as 17:30, na Praça da República, em frente aos Paços do Concelho. Neste local, estará montada uma feira à moda antiga, onde a população se irá concentrar para obter informações sobre a revolução.

“Os primeiros momentos são de incerteza, já que no dia 05 nada se sabia [sobre os acontecimentos em Lisboa]. Os jornais não chegavam, o telégrafo também não dava notícias e havia alguma azáfama da população a deslocar-se à estação para ver se vinha alguém de Lisboa que desse notícias”, disse à Lusa Joaquim Rocha, produtor artístico desta iniciativa.

Segundo o mesmo responsável, as primeiras notícias sobre a revolução chegam apenas a Aveiro no dia 06, com um suplemento do Democrata, onde é dada a confirmação da implantação da República.

“É então que começam as primeiras manifestações e, aos poucos, as pessoas começam a juntar-se nas ruas da cidade entoando a Marselhesa”, adiantou Joaquim Rocha, acrescentando que este momento será evocado por “elementos dos corais que vão estar misturados no meio do povo”.

O espectáculo prossegue com o hastear da bandeira da República nos Paços do Concelho e a interpretação de “A Portuguesa”, pela Banda Amizade (à época designada por Banda dos Bombeiros Voluntários).

Seguem-se alguns discursos históricos e a tomada de posse da Comissão Municipal Administrativa Republicana para Aveiro. A encerrar o programa, às 17:30, os vários grupos corais irão cantar “a Portuguesa”.

A vereadora da Cultura, Maria da Luz Nolasco, convida e desafia toda a população a participar na iniciativa trajando-se à época.

“Qualquer pessoa tem no seu guarda-fatos uma casaca, uma blusa, uma saia escura mais comprida, um chapéu, uma capeline, uma bengala ou um bastão. Acho que toda a gente vai encontrar um trajar mais antigo”, adiantou a vereadora.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®