domingo, 2 de Novembro de 2025  22:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
24-11-2010

Estação de Avisos da Bairrada com mais de mil utentes



 

A Estação de Avisos da Bairrada (EAB) está a completar 40 anos de existência. Actualmente, presta serviço a mais de mil utentes que a tornam a maior do país. Instalada na Estação Vitivinícola da Bairrada (Anadia) tem sido, desde o seu início, um dos meios indispensáveis no combate aos inimigos da culturas e à protecção fitossanitária. Hoje e amanhã, celebra o 40.º aniversário com a realização de um evento nacional, que terá como palco o Cineteatro de Anadia.
É graças ao trabalho que as actuais cinco técnicas da EAB desenvolvem que os agricultores são informados de como melhor proteger as culturas, sendo-lhes fornecida ainda informações sobre as datas mais oportunas e os produtos fitofarmacêuticos mais aconselháveis para combater pragas, doenças e infestantes das várias culturas.
Foi a cultura da vinha que deu início à sua actividade (década de 70), dada a grande importância económica que esta cultura sempre teve na região. Todavia, a Estação emite avisos fitossanitários e recomendações para pragas, doenças e infestantes não só da vinha, bem como do olival e míldio da batateira.
Ciente da importância da actividade da Estação, Maria Helena Pinto, chefe de divisão da Protecção e Qualidade da Produção, congratula-se pelo facto da maioria dos agricultores (grandes ou pequenos) seguirem as orientações e recomendações da EAB, já que é uma forma de também pouparem bastante dinheiro. Como explicou Isabel Magalhães, técnica responsável pela Estação, a falta de conhecimentos técnicos dos agricultores leva-os, muitas vezes, ao uso indiscriminado de pesticidas e à realização de tratamentos desnecessários. O número de tratamentos aconselhados pela Estação geralmente é sempre inferior ao efectuado na região. “Em alguns anos, com três tratamentos conseguem-se evitar estragos provocados pelo míldio”, revela, acrescentando que, ao seguirem as indicações, os agricultores acabam por poupar dinheiro, já que se trata de tratamentos muito dispendiosos.
A informação, segundo Maria Helena Pinto, chega ao agricultor através de circulares de avisos agrícolas (via CTT) sendo o resultado final do trabalho dos técnicos da Estação. Informação transmitida sempre em tempo útil, para que aqueles possam proteger as suas culturas, intervindo, de uma forma consciente “ficam a saber o que tratar, quando tratar e como tratar”, acrescentam. Com as novas tecnologias, as circulares chegam agora aos utentes via internet ou via SMS, sendo estas duas últimas formas cada vez mais utilizadas. A JB fazem, por isso, um balanço muito positivo destas quatro décadas de trabalho em benefício da agricultura e dos agricultores.

Encontro Nacional. Hoje, dia 25 e amanhã, dia 26, o Cineteatro de Anadia recebe o 2.º Encontro de Serviços Nacional de Avisos Agrícolas. Com mais de 270 inscritos (por dia), esta iniciativa tem como objectivo principal divulgar e debater, com agricultores e técnicos, informação relevante e inovadora sobre pragas e doenças, sobre as novas soluções no combate aos principais inimigos das culturas e as novas exigências decorrentes da legislação comunitária e nacional.
No decorrer do encontro, terá lugar a cerimónia de comemoração dos 40 anos da EAB, pretendendo-se dar especial relevância a estas comemorações, como um marco importante para a região da Bairrada, no passado e no presente, mas principalmente perspectivando a acção da Estação de Avisos, o futuro dos avisos agrícolas e da protecção das culturas, no apoio aos técnicos e agricultores.
No final do encontro, haverá uma confraternização entre todos os participantes com visita ao Museu do Vinho e ao Aliança Underground Museum. Durante o evento, vão ser homenageados ainda o engenheiro Melchior Barata de Tovar, responsável pela EAB, desde o seu início até à sua aposentação em 1998, mas também o médico Adelino Mega, que foi também um dos técnicos fundadores da mesma.

Catarina Cerca


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®