domingo, 2 de Novembro de 2025  21:14
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
08-11-2010

Universidade aposta na eficiência energética



A Universidade de Aveiro (UA) vai constituir, até ao final do ano, um laboratório de eficiência energética, no âmbito de um protocolo que foi assinado, na sexta-feira, com a Galp Energia.

O laboratório será integrado por docentes universitários e ainda por bolseiros de doutoramento empresarial e possibilitará que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula em casos reais de intervenção ao nível da eficiência energética.

Em declarações à Lusa, o presidente da comissão executiva da Galp Energia, Manuel Ferreira de Oliveira, disse que com este laboratório pretende-se “acumular conhecimentos, competências e práticas que permitam ajudar as empresas do país a consumir os combustíveis que usam com mais eficácia e menos custos”.

Manuel Ferreira de Oliveira destacou ainda a importância da eficiência energética na resolução dos problemas económicos do país.

“Nós importamos quase 75 por cento da energia que consumimos. Portanto, se conseguirmos reduzir o consumo de energia isso significa contribuir para o equilíbrio da nossa balança comercial e para umas melhores contas públicas e uma melhor economia do país”, sustentou o mesmo responsável.

O presidente da Galp Energia deu ainda conta de alguns projectos no âmbito da eficiência energética que a empresa tem atualmente em desenvolvimento, designadamente na óptica do serviço ao cliente.

“Nos últimos três anos patrocinámos junto de 53 clientes industriais portugueses teses de mestrado que visavam o apoio técnico ao uso eficiente de energia nessas empresas”, adiantou.

Na mesma ocasião, o reitor da UA, Manuel Assunção, elegeu o domínio da energia como uma das “apostas fortes” da universidade e uma das áreas âncora definidas para o Parque da Ciência e Inovação, recentemente criado e que deverá estar erguido em 2013 nos municípios de Ílhavo e Aveiro.

O protocolo que foi assinado prevê ainda a realização de um diagnóstico energético e da qualidade do ar interior da UA e a definição de um plano de acção.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®