domingo, 2 de Novembro de 2025  18:37
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Ovos no Forno

Ovos no Forno

Coza os ovos em água temperada com sal, durante 10 minutos. Ao mesmo tempo, prepare os espinafres com queijo. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-12-2010

Oliveira do Bairro: Cortejo em prol da UCC rende 30 mil euros



Cumpriu-se a tradição, mas longe de ser o que era. Quatro anos depois, o Cortejo da Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro voltou a sair a rua, em prol de mais uma unidade de saúde, a Unidade de Cuidados Continuados (UCC).
Em Dia da Imaculada Conceição, o desfile de dez carros trazendo produtos da terra, onde predominavam as batatas, cebolas e abóboras, culminava um peditório de várias semanas pelas seis freguesias do concelho de Oliveira do Bairro, peditório que rendeu perto de 30 mil euros e vários quilos de bens.
A música tradicional – do Grupo de Danças Tradicionais da Santa Casa da Misericórdia local e de Vale da Vasca – Grupo de Cantares e Tradições da Lavandeira – trazia animação ao desfile, que saiu da Câmara Municipal em direcção à Santa Casa, mas poucos foram os oliveirenses que, por curiosidade ou interesse, se fizeram notar.
A chuva ameaçava, mas só se fez anunciar já os carros atravessavam os portões da instituição. Carros estes vindos de Vila Verde; Vila Verde, Bunheira e Caneira; Bustos; Lavandeira e Porto da Moita; Montelongo da Areia; Silveira e Oiã; Palhaça; Amoreira do Repolão; Malhapão; e Oliveira do Bairro.
Após um leilão, que rendeu 175 euros, o Provedor da Santa Casa, José Carlos Soares, agradeceu “o empenho  de todos quantos colaboraram para este peditório a nível concelhio a favor da UCC, com tanto sacrifício e a ouvir coisas nem sempre agradáveis”. Quanto a isso, o Provedor frisou que “há critérios de que não abdicamos e temos as nossas prioridades”. Porém, “há sempre gente que tem razões de queixa para com a Santa Casa e temos de viver com esse sentimento”.
Quanto à tradição do Cortejo, “já não é o que era, já não há carros de bois nem burros, mas foi uma festa bonita”. O resultado da iniciativa será “todo para aplicar na UCC,  uma valência que vai servir o concelho e a região”. A obra deve entrar em funcionamento em meados de 2011 e, em termos de entrada de utentes, “será o Ministério da Saúde a gerir”.

Oriana Pataco
oriana@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®